quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Orientações para o cultivo da manga rosa

manga rosaA manga rosa, fruta de média acidez, de cultivo tradicional na Região Nordeste do Brasil, tem sua produção, basicamente voltada para o mercado interno, já que algumas de suas características têm difícil aceitação pelo o mercado internacional. Segundo o pesquisador Valdomiro Aurélio de Souza, da Embrapa Meio-Norte (Teresina – PI), “a manga rosa tem polpa fibrosa e normalmente o mercado externo prefere manga sem fibra; este mercado prefere frutos de cor vermelho-arroxeado e a manga rosa tem cor amarelo-avermelhada e o terceiro ponto é a resistência ao transporte, que precisaria ser maior, no caso desta fruta”.
A manga rosa é uma planta de crescimento precoce, bem adaptada à Região Nordeste e normalmente já no segundo ano começa a produzir. Uma de suas grandes vantagens é que esta cultura dispensa a realização de indução química para estimular a produção. Apesar de ser capaz de aumentar bastante a produtividade, a indução química é um produto muito caro e normalmente não está ao alcance do pequeno produtor.

Para um bom cultivo de manga rosa é importante destacar o clima da região, com previsão de precipitação pluviométrica regular. Além disso, o produtor rural deve escolher boas mudas para plantar, sempre originárias de sementeiras idôneas e reconhecidas tecnicamente.

Nenhum comentário: