terça-feira, 8 de maio de 2018

Resultados do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite são lançados na Expozebu


Os resultados do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite (PNMGuL), organizados no 19º sumário de touros e matrizes, serão apresentados pelo pesquisador Frank Bruneli. Pela primeira vez, a publicação traz a avaliação genética para a característica eficiência na produção de leite (razão entre a produção de leite e a idade ao primeiro parto) a partir de informações de 11.433 lactações. “Esta característica reflete a capacidade precoce de produção de leite. Também indica se o animal tem a possibilidade de permanecer no rebanho”, explica a pesquisadora Maria Gabriela Peixoto.
Em 24 anos, o Programa avaliou cerca de 600 touros para distintas características produtivas, reprodutivas, de crescimento e carcaça, morfológicas, funcionais, de saúde e bem-estar animal. Segundo Frank Bruneli, são feitas avaliações de um grande número de características leiteiras e de corte “para que cada produtor escolha as que são adequadas e importantes para seu objetivo particular e utilize informações confiáveis em seus trabalhos de seleção e esquemas de acasalamentos, já que Guzerá é uma raça de dupla aptidão”, complementa.
O chefe-geral afirma que o documento alcança o seu objetivo de informar, transferir e promover as tecnologias disponíveis ao produtor, visando a melhoria do seu rebanho e a otimização da rentabilidade de sua atividade.
Acesse a publicação clicando no link abaixo:
Sumário de Touros e Matrizes Guzerá 
Embrapa Gado de Leite

Nenhum comentário: