terça-feira, 8 de maio de 2018

Para a carne cultivada, precisaríamos de muito menos bovinos, cerca de 30 mil animais apenas em todo o planeta

GR  Como pesquisador, de que forma um trabalho como o seu pode mudar a relação das pessoas com o consumo de alimentos?
Post 
Minha maior preocupação é reduzir a pegada de carbono na produção de alimentos. É por isso que produtos como uma carne cultivada seriam muito interessantes. Claro que isso também mudaria nosso padrão de consumo, porque você poderá querer passar de uma carne muito apreciada para uma carne que, embora parecida ou até mesmo igual, não tem a mesma qualidade cultural. Então, vai mudar um pouco. A maneira como pensamos a respeito da carne vai mudar. Acho que já está mudando. O que quero dizer é, se você perguntar para crianças de escolas primárias ou secundárias de onde vem a carne, elas dirão do supermercado, e não de uma vaca.
Mark Post, professor da Universidade de Maastricht (Holanda) e fundador da MosaMeat - carne de laboratório (Foto: Universidade de Maastricht/Divulgação)
GR  O que o senhor diz parece paradoxal. Fala em usar células-tronco para produzir carne e não precisar abater animais. Em teoria, com mais carne cultivada, o que seria feito desses animais que não seriam mais abatidos?
Post 
Temos 1,5 bilhão de bois neste planeta, o que é muito. E, evidentemente, agora estamos abatendo para produzir carne. Se passarmos para uma carne cultivada, precisaríamos de muito menos bovinos, cerca de 30 mil animais apenas em todo o planeta. Reduziríamos o número de bovinos consideravelmente. Precisaríamos de bem menos animais.
GR  Comida de laboratório, seja carne ou qualquer outra, é o futuro da alimentação em larga escala em sua opinião?
Post  
Acredito que sim. Para uma proteína animal que é cara, não em termos de custos, mas em se tratando de recursos naturais, creio que tentar criar alternativas em laboratório é uma grande ideia. Acredito que há uma oportunidade para isso. E não seria necessariamente mais cara. Poderia ser relativamente barata ou mais barata que os produtos atuais. Sim, comida de laboratório poderá ser um padrão no futuro. Se a carne cultivada se tornar uma alternativa aceita, poderá, eventualmente, substituir a convencional. No entanto, isso pode levar 20 anos ou mais.
GR  Como você vê a produção de proteína atualmente?
Post 
  Nós ainda gostamos muito de proteínas de origem animal e, enquanto for esse o caso, passaremos um bom tempo comendo carne. Nós não precisamos, necessariamente, comer carne, pensando em uma perspectiva das proteínas. Podemos também consumir proteínas vegetais. Não precisamos necessariamente de proteínas animais, mas acho que não é uma questão tão importante, pois acho que gostamos tanto que não vamos deixar esse hábito de lado tão cedo.
GR  Está claro quando você diz que busca uma alternativa em uma carne cultivada em laboratório com menor pegada de carbono. Mas, em suas apresentações, diz também, categoricamente, que é preciso que seja uma carne. Você acredita que hoje tem uma carne com sabor, textura, cor?
Post 
A qualidade ainda não pode ser considerada boa o suficiente. Ainda temos de trabalhar na obtenção de uma qualidade ainda mais alta e, evidentemente, como já mencionei, precisamos também trabalhar para obter bifes e lombos, e isso vai levar um pouco mais de tempo.

Nenhum comentário: