quinta-feira, 24 de maio de 2018

Brasil participa de mostra fotográfica internacional “Mulheres Rurais em Ação”


A XXVIII Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), sob a Presidência Pro Tempore do Paraguai, considerou justo e necessário homenagear, em forma de uma mostra fotográfica, as mulheres e suas atividades diárias, tornando visíveis a capacidade e a liderança das mulheres rurais em toda a sua diversidade por meio de imagens. A mostra conta com a colaboração da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), no âmbito da Campanha Regional #MulheresRurais, Mulheres com Direitos.
Considerando o papel fundamental das mulheres rurais no desenvolvimento da Agricultura Familiar, a Comissão de Equidade de Gênero no Meio Rural da Reaf atua com o objetivo de promover o fortalecimento e o desenvolvimento de políticas de para a agricultura familiar que assegurem a transversalização da perspectiva de gênero em todos os temas e espaços de trabalho.
Para Geise Mascarenhas, coordenadora da campanha nacional #MulheresRurais, mulheres com direitos, “a mostra fotográfica nos possibilitará conhecer quem são e o que fazem as mulheres rurais dos países do Mercosul no seu dia a dia. O objetivo na verdade é demonstrar a pluralidade e a diversidade das mulheres trabalhadoras das zonas rurais. Se no Brasil temos diferenças entre as mulheres do Norte e do Sul, imagina quão diferentes são as mulheres e as atividades que desenvolvem nos países do Mercosul.”
Lembrando que a mostra faz parte da Campanha Regional pela Autonomia plena das Mulheres Rurais e Indígenas, Mascarenhas diz que “deseja muito ver as mulheres indígenas brasileiras representadas nessa exposição. Estima-se que existam mais de 270 línguas indígenas faladas no Brasil. É preciso conhecer para preservar, e conhecer passa por visibilizar. Por isso é muito importante que a gente possa ter fotografias das diferentes etnias e regiões para mostrar a riqueza cultural que nós temos e devemos preservar em nosso pais.”
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) convida a todas as mulheres rurais brasileiras a enviarem imagens fotográficas em suas diferentes atividades cotidianas e papéis que desempenham em seu ambiente doméstico, em seu entorno e na sociedade. A exposição contará com imagens de mulheres rurais em ação na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai, e poderão ser apreciadas de 11 a 14 de junho no Hotel Guaraní, durante a realização da XXXVIII Reaf, em Assunção, Paraguai. 
As fotografias estão relacionadas aos seguintes tópicos:
• Mulheres e artesanato;
• Mulheres indígenas;
• Mulheres organizadas;
• Mulheres em processos de formação e capacitação;
• Mulheres em sistemas de produção
• Mulheres em sistemas de comercialização;
• Mulheres em espaços de decisão e de poder.
As fotografias devem conter ainda: título da obra (máximo de 50 caracteres); nome completo do/a autor/a; e-mail do/a autor/a; lugar e data em que a fotografia foi realizada (não é obrigatório), bem como qualquer outro detalhe que o/a autor/a deseje informar brevemente. As imagens devem ser enviadas para reafbr@gmail.com até o dia 30 de maio de 2018. 
Acesse aqui o regulamento. 
Acesse aqui a Declaração de Direito Autorais. 

Serviço:
Data da exposição: de 11 a 14 de junho de 2018, durante a realização da XXVIII Reaf Mercosul, sob a Presidência Pro Tempore do Paraguai.
Local: Hotel Guarani, Assunção, Paraguai.
Expositores: Imagens selecionadas e encaminhadas pelas Seções Nacionais da Reaf da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Equador e Paraguai.
Organizadores: Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai, por meio de sua Diretoria de Gênero e Juventude Rural, Secretaria Técnica da Reaf Mercosul, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Programas e projetos rurais locais e Organismos de serviços rurais dos países participantes da Reaf Mercosul. 

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário: