quinta-feira, 3 de maio de 2018

Produtividade da soja no Brasil deve alcançar crescimento de mais de 80%

soja mãosNos próximos dias deve ser divulgado um balanço da safra de soja para o último período de colheita. Com isso, aumento da produtividade já pode ser comemorado pelos sojicultores, que, ano após ano, inscreveram áreas de cultivo no Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, promovido há dez anos pelo Comitê Estratégico Soja Brasil, (CESB). Nesse período, os vencedores do Desafio registraram um recorde atrás do outro, demonstrando a capacidade de difusão do conhecimento tecnológico que fez com que a produtividade em áreas auditadas saísse de 82,8 sc/ha na safra 2008/2009, para incríveis 149,08 sc/ha, em 2017/2018.
Comparando os dois resultados, a evolução da produtividade alcançada pelos campeões do CESB está na casa de 80%, e o número de áreas dedicadas ao Desafio demonstra que o interesse do produtor aumenta a cada ano e que ainda existem ganhos a serem alcançados. “Conseguimos mostrar que é possível produzir mais, com mais eficiência. Isso fixa a família do produtor no campo, gera renda e mais alimento no mesmo espaço, já que diminui a abertura de novas áreas”, comenta o presidente do Comitê Nery Ribas.
O Desafio de Máxima Produtividade estimula os produtores a usar a área inscrita como um grande laboratório, onde os resultados e as tecnologias empregados podem se tornar viáveis economicamente e utilizados nas áreas comerciais de produção. “O Desafio nasceu como uma fonte de inspiração para todos os sojicultores do Brasil. Nosso propulsor é a demanda crescente por alimentos no planeta. Ano a ano, os produtores rompem patamares de produtividade, o que demonstra que a rede de conhecimento estabelecida no prêmio é muito significativa”, comenta o presidente do CESB, Nery Ribas.

Nenhum comentário: