sexta-feira, 4 de maio de 2018

EMPARN busca melhoramento de seus rebanhos bovinos via fertilização in vitro


Pardo-Suiço da EMPARN

Dando sequência a uma parceria e adesão ao importante “Projeto Leite e Genética no RN” coordenado pelo SEBRAE-RN, que subsidia 70% do valor dos serviços de Biotecnologia de Fertilização in vitro (FIV), a EMPARN vem utilizando da aspiração de suas matrizes bovinas elite dos rebanhos Gir, Guzerá, Sindi e Pardo-Suiço, para consolidar e elevar o valor genético de seus rebanhos.
Com esse objetivo foram aspiradas, na última sexta-feira (27/04), na Estação Experimental Felipe Camarão, Fazenda Rockfeller, em São Gonçalo do Amarante, seis matrizes Pardo-Suíças do rebanho da Estação Experimental de Cruzeta e três matrizes Gir da Fazenda Rockfeller. Foram coletados 33 oócitos das matrizes pardo-suíças (média de 5,5 por vaca) e 36 oócitos das matrizes Gir (média de 12 oócitos).
Os procedimentos foram conduzidos no laboratório de transferência de embriões da EMPARN, em Rockfeller, por técnicos do Instituto BioSistêmico (IBS), sendo a aspiração realizada pelo médico veterinário José Francisco e a coleta e seleção dos embriões pelo técnico Ricardo. Os oócitos foram encaminhados para o laboratório do IBS em Natal, onde é feito o acasalamento com os touros escolhidos previamente, utilizando-se sêmen sexado. No próximo sábado (05/05) os embriões resultantes serão implantados em 15 receptoras previamente sincronizadas.
O Projeto Leite e Genética coordenado pelo SEBRAE-RN, busca elevar a produção e a produtividade da pecuária bovina de corte e leiteira do Rio Grande do Norte com ações de inovação e biotecnologias de reprodução. Desenvolvido há mais de seis anos, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento do padrão genético da bovinocultura de leite e corte potiguar, além de identificar, organizar, estruturar e melhorar, de maneira estratégica a oferta de leite e carne no Estado.

Nenhum comentário: