quinta-feira, 23 de junho de 2016

Um dia para combater a desertificação no mundo

O Dia Mundial de Combate à Desertificação foi comemorado semana passada, durante evento organizado em Brasília pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Durante a solenidade foi apresentado o Plano Nascente Parnaíba e a versão atualizada do Plano Nascente São Francisco, além da exposição fotográfica “A Caatinga e as suas cores”, enquanto o MMA apresentou o Sistema de Alerta Precoce de Seca e Desertificação (SAP).
“Nós estamos trabalhando de maneira preventiva para combater a desertificação, que é o último estágio de degradação do solo. A Codevasf executa um conjunto de ações para a recuperação e o controle de processos erosivos”, destaca o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Eduardo Motta.
Segundo o diretor, que representou o presidente da Codevasf, Alexandre Machado,  os planos de preservação e recuperação de nascentes das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba surgem como importantes iniciativas para promover a conservação hidroambiental e reverter os processos de degradação nessas bacias. “Os planos também propõem a integração entre os governos (federal, estaduais e municipais), a iniciativa privada, as organizações não governamentais e a sociedade civil nesse trabalho”, completa.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial de Combate à Desertificação para promover a conscientização sobre o problema, que atinge 42% das terras do planeta e 35% da população mundial.

Nenhum comentário: