sábado, 18 de junho de 2016

Avaliação do potencial do sensoriamento remoto hiperespectral no estudo das perdas de solo em uma área piloto do Seridó (RN) sob processo de desertificação



A desertificação é um processo de degradação extrema que atinge grande parte das regiões áridas, semi-áridas e subúmidas da Terra. No Brasil, a região semi-árida apresenta elevados riscos, e pelo menos 5 núcleos de desertificação estão presentes.
Um dos indicadores em, praticamente, todas as avaliações da desertificação, é a perda de solos por erosão. O objetivo do trabalho é quantificar as perdas de solo por erosão hídrica em uma área piloto do núcleo de desertificação do Seridó (RN).
O estabelecimento de uma metodologia para o mapeamento das quantidades de solo perdidas por erosão é esperada com resultado desse trabalho. O projeto será coordenado pela Embrapa Solos UEP Recife e executado por esta Unidade com a participação do Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE e a colaboração do Laboratório de Radiometria do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).

Nenhum comentário: