terça-feira, 28 de junho de 2016

Ministros discutem ações para o Velho Chico


Gilberto Soares/MMA
Sarney Filho: revitalização é prioridade
Revitalização da bacia do rio São Francisco é tratada em encontro entre Sarney Filho (Meio Ambiente) e Helder Barbalho (Integração Nacional).


O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, recebeu nesta segunda-feira (27/06) o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para tratar da revitalização da bacia do rio São Francisco. O objetivo do encontro foi definir ações coordenadas para viabilização dos projetos.
“Neste momento em que o Nordeste está sendo duramente castigado pela estiagem, o governo quer tomar as medidas que irão atender as necessidades mais prementes das populações, além de garantir a sustentabilidade do Velho Chico com medidas de médio e longo prazo”, afirmou Sarney Filho. Helder Barbalho ressaltou a importância da garantia de ações de economia sustentável para os pescadores da região Nordeste.
O Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco foi criado em 2004 no âmbito do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ministério da Integração Nacional e outros 14 ministérios. Entre os principais parceiros, destacam-se a Companhia deDesenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Agência Nacional de Águas (ANA), o Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa/MS), universidades federais e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBH-SF).
Com prazo de execução de 20 anos, é uma política pública de articulação e integração permanente que envolve a população local e os governos federal, estadual e municipal. A partir de 2004, o Programa de Revitalização do Rio São Francisco foi incluído nos Planejamentos Plurianuais do governo federal para os quadriênios seguintes 2004-2007, 2008-2011 e 2012-2015, tendo assim garantido os recursos para a execução das ações.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA):

Nenhum comentário: