quinta-feira, 2 de junho de 2016


Tese de doutorado desenvolvida na EMPARN recebe prêmio na Espanha


ASSECOM/EMPARN

A engenheira agrônoma Jeane Martins apresentou tese de doutorado na Universidade Politécnica de Valencia, na Espanha, onde defendeu o trabalho intitulado “Efecto del tratamiento fertilizante sobre la producción de semilla oleaginosa y el rendimiento graso en la obtención de biocombustibles en el nordeste de Brasil”. A pesquisadora foi bolsista da EMPARN de 2009 a 2011 e coordenou projetos de agroenergia e agroecologia, sendo hoje docente do Instituto Federal da Paraíba – IFPB.

O projeto apresentado na Espanha foi desenvolvido na Estação Experimental de Terras Secas, em Pedro Avelino, e contou com o envolvimento de pesquisadores e técnicos da EMPARN. Os cultivos trabalhados foram mamona, girassol e algodão, manejados sob diferentes tipos de fertilização.

O trabalho foi avaliado e obteve a valoração de Excelente e “cum laude”, que significa com louvor, por ter trazido impacto positivo para a sociedade. O estudo foi indicado a prêmio dentro da academia, com solenidade prevista para o ano de 2017, na Espanha.

Nenhum comentário: