segunda-feira, 6 de junho de 2016

Emater-RN orienta produtores de arroz vermelho no Vale do Apodi


Emater Mossoró
Vale do Apodi é destaque na produção de arroz vermelho

A Emater-RN realizou no dia 1º de junho uma visita técnica aos agricultores familiares que se dedicam ao cultivo do arroz vermelho na Comunidade de Santa Rosa I, distante 8 quilômetros de Apodi. O encontro contou com a presença de diversos produtores, dentre eles Francisco Edilson Neto, orizicultor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi.
O Vale do Apodi é destaque na região Nordeste pelo cultivo do arroz vermelho, variedade que tornou-se rara em nosso país desde que a Coroa Portuguesa proibiu seu cultivo, em 1772. Como à metrópole interessava apenas a variedade branca, a determinação da Coroa levou a cultura do arroz vermelho a migrar para a região do semiárido, onde a variedade pode ser encontrada até hoje, principalmente nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.
Durante o encontro, os agricultores familiares receberam orientação dos extensionistas da Emater-RN para realizar a adubação adequada, com o uso de adubos nitrogenados e matéria orgânica, o que ajuda a destacar as propriedades físicas do solo e aumentar sua fertilidade.
Os extensionistas da Emater-RN salientaram também a importância da boa qualidade da água para a produção. A salinidade e a toxicidade são aspectos que os produtores precisam observar em cada fase de desenvolvimento da cultura, pois o desequilíbrio desses fatores pode gerar danos severos ao cultivo.
Os orizicultores ainda foram orientados a realizar a análise do solo antes do cultivo de novas áreas, com o objetivo de corrigir o pH (medida que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade do solo) e saber qual a quantidade adequada de adubo e fertilizante a ser utilizada na produção.
Segundo o engenheiro agrônomo e assessor regional de Convivência com o Semiárido da Emater-RN em Mossoró, Alberto Hudson Souza, no Vale do Apodi a maior parte dos produtores utiliza o processo de irrigação por inundação. Entre os agricultores visitados, estima-se que a produtividade média da próxima safra seja de 4.900 quilos por hectare de arroz vermelho.
O arroz representa a terceira maior cultura cerealífera do mundo, ultrapassada apenas pelo milho e trigo. A variedade vermelha foi introduzida no Brasil pelos portugueses no século XVI, a partir do território que atualmente compreende o estado da Bahia, e prosperou onde hoje é o Maranhão, até que seu cultivo foi proibido no século XVII

Nenhum comentário: