terça-feira, 31 de maio de 2016

Famílias conquistam tecnologia social e fazem planos depois de visita de intercâmbio

Canteiro com cebolas (Foto: José Bezerra)
Canteiro com cebolas 
A técnica de adubagem orgânica com esterco, sementeiras, construção dos canteiros de hortaliças, comercialização do excedente de produção, irrigação e plantio de várias fruteiras foram alvo da curiosidade de 30 famílias de comunidades rurais de Currais Novos-RN. Elas visitaram o quintal produtivo de dona Maria de Fátima e seu Manoel Medeiros, no sítio de Dentro, localizado na Serra de Santana, município de Lagoa Nova-RN, na última sexta-feira, 27 de maio, como uma das contrapartida de cada família, na conquista das tecnologias sociais. Essas famílias estão conquistando tecnologias sociais de captação e armazenamento de água para produção, do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), implementadas pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC).
Na visita, as famílias viram como o casal dona Fátima e seu Manoel aproveita o pedaço de terra de 2,4 hectares para produzir hortaliças, temperos e legumes, com a água da cisterna
Canteiro com plantio der abacaxi (Foto: José Bezerra)
Canteiro com plantio der abacaxi (Foto: José Bezerra)
calçadão que conquistou, em 2013. Além do quintal, onde estão os canteiros de hortaliças, além de pimentas, pimentões, berinjela, jiló e outros, o casal aproveita a área mais distante da casa para o plantio de culturas de sequeiro, como feijão, milho, melancia e outros, aproveitando o período chuvoso.
Depois de conhecerem o quintal e a produção de dona Fátima e seu Manoel, as famílias conversaram com o casal e tiraram as dúvidas. Ficaram entusiasmadas e muitas até já saíram da visita fazendo planos de como utilizar a água da tecnologia que estão conquistando para a produção de alimentos saudáveis, sem o uso de venenos, como viram no quintal do casal. Muitos dos visitantes aproveitaram para comprar hortaliças e mudas (entre as quais bananeiras e abacaxi, e sementes de plantas do casal) para iniciar as atividades depois que tiverem a tecnologia concluída e com água, no quintal de casa.
Famílias com mudas adquiridas no quintal (Foto: Paulo Júnior)
Famílias com mudas adquiridas no quintal (Foto: Paulo Júnior)
Canteiro com plantio de pimentão (Foto: José Bezerra)
Canteiro com plantio de pimentão (Foto: José Bezerra)


Nenhum comentário: