quarta-feira, 18 de maio de 2016

Aprovada a prorrogação das renegociações das dívidas rurais

congresso nacional 2A decisão de prorrogar o prazo de renegociação para as dívidas rurais foi aprovado pelo Senado, que acompanhou a  posição dos deputados na Câmara Federal. Também foi  prorrogar o prazo para o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Com isso, além do adiamento, fica assegurado os descontos para que os produtores possam renegociar as dívidas rurais, contidos na Medida Provisória 707/15.
Uma reclamação dos produtores, no entanto, vem agitando o setor. É que os líderes do senado descartaram o artigo que prorrogava a lei da subvenção da cana do Nordeste e do Rio de Janeiro, que não foi paga pelo governo anterior. Com isso, mesmo depois de constar em lei e não ser pago, 30 mil produtores de cana, vítimas da seca, ficarão sem receber o benefício no futuro. A  Federação Nacional dos Plantadores de Cana (Feplana) critica a postura, já que a medida não traria nenhum custo imediato, mas somente a garantia futura do cumprimento da lei.

“Estamos felizes por um lado, e insatisfeitos por outro”, conta Alexandre Andrade Lima, presidente da Feplana, frente a exclusão da revalidação da lei da subvenção da cana que não foi paga. A MP 707/15 possuia 93 emendas, mas apenas a subvenção da cana e mais duas outras foram consideras estranhas à matéria principal. O dirigente antecipou que não desistirá do pleito. Ele diz que a postura do líder do governo não foi justa com o setor canavieiro nordestino, mesmo sendo ele do Nordeste.

Nenhum comentário: