segunda-feira, 16 de maio de 2016

Área de finanças cresce no agronegócio




Pesquisa realizada pelo Fesap Group aponta que a busca por profissionais da área de finanças para atuar no agronegócio representou 35% do total das posições trabalhadas para o setor no decorrer de 2015. ´Entre 2007 e 2015, a busca foi crescente. Neste período, a procura por profissionais de finanças representou 29% do total das posições trabalhadas´, diz a sócia consultora do Fesap Group, Tais Carvalho. Segundo ela, o mercado de agronegócio busca profissionais formados em economia, finanças e ciências contábeis. ´Porém, são cada vez mais frequentes casos de administradores e de agrônomos atuando na área financeira.´
Tais afirma que essas posições têm foco em controladoria, planejamento financeiro, orçamento e gestão de risco. ´Atuamos fortemente no preenchimento de vagas para posições de gerência e diretoria.´ O diretor de risco da Naufarm, David Telio, é um exemplo dessa tendência. Formado em administração, é responsável pela área de crédito e cobrança da empresa. ´Todas as atividades que exerci sempre estiveram ligadas, direta ou indiretamente, ao agronegócio´, conta.
Ele diz que fez especialização em derivativos, entre outras. ´Fui agregando novos conhecimentos para oferecer mais às corporações. Quanto mais a pessoa investe na carreira, mais oportunidade tem.´ Segundo ele, um dos pontos fortes em relação a atratividade de profissionais de finanças no agronegócio é a gestão de riscos comuns a atividade.
Telio diz que as corporações buscam pessoas que pensem em inovação e criem estrutura financeira diferenciada. com essa perspectiva de crescimento, as incorporações precisam ter estruturação e conforto para continuar a assumir riscos.
Tais conta que ao abrir uma vaga, a empresa procura quem tem entendimento do agronegócio, por ser um segmento muito específico, com particularidades em questões como operações financeiras e oscilações cambiais.

Nenhum comentário: