quarta-feira, 4 de maio de 2016

 Aprenda a curtir e utilizar o esterco bovino!


 Adubação orgânica com esterco bovino
Lavanda adubada com adubo orgânico bovino
       O condomínio onde moro é rodeado por chácaras e fazendas, e de vez em quando passo por dentro de algumas delas para fazer trilhas. Se já não bastassem a beleza e a paz que a paisagem traz, ainda recolho um adubo de ótima qualidade para fertilizar minhas plantas!

     Alguns estercos estão mais secos, quase sem cheiro e com a cor mais acinzentada, estes estão praticamente prontos para o uso. Ainda rego por quase uma semana antes de usar só para garantir. Mas quando ele está úmido, com cheiro forte e a cor viva, então é porque ainda está fresco e é preciso curti-lo bem para aplicar nas plantas.
Obtendo o biofertilizante líquido...
Esterco bovino bem curtido
    Uma das formas de curtir o esterco é formando uma pilha no chão, molhando diariamente e revirando a cada dois ou três dias. Depois de 30 dias o esterco já estará pronto para uso. Depois de curtido misturo no substrato do vaso ou diretamente na terra do canteiro. Nesse caso eu revolvo um pouco a terra e misturo o adubo. Não deixe pedaços grandes, o melhor mesmo é esfarinhá-lo e misturar com a terra. 
      Outra forma de utilizar o esterco depois de curti-lo, é colocá-lo num recipiente com água por 10 dias. A proporção é de 1 k de esterco para 10 l de água. Esse líquido do molho pode novamente ser diluído em 10 partes de água e usado para regar as plantas. 100 g de esterco rendem 10 l de adubo líquido!

      A quantidade que uso nas regas é de mais ou menos meio copo para os vasos pequenos e até 1 l para as espécies que estão no canteiro. A parte sólida que sobra também pode ser incorporada à terra. Uma proporção bastante usada para cultivo em vasos é de 2 partes de terra para 1 de esterco e ½ de areia.

Horta adubada com adubo orgânico bovino

ATENÇÃO: Se você for utilizar o adubo em espécies comestíveis, é de extrema importância que você curta bem o esterco. O processo de compostagem é que vai eliminar os organismos nocivos à nossa saúde. O minhocário também é uma boa opção para decomposição do esterco pela digestão das minhocas.

DICAS DO BLOG:
  • Uma proporção bastante utilizada em hortas é de 10 l de esterco para cada m2 de terra
  • Revolva a terra à uma profundidade de 20 à 30 cm antes de agregar o esterco
O Adubo Orgânico aproveitado do esterco animal, será bem aproveitado se você souber utilizar. Nem todo esterco serve para todas as plantas. Ex: o esterco proveniente das fezes de ovinos e caprinos, é bem mais forte do que o de bovino. Precisa ser muito bem curtido para não queimar a planta. Em fim, o estrume de gado é o mais apropriado para as mais diversas plantações. Deverá também ser bem curtido, para uma boa adubação.  

Nenhum comentário: