quarta-feira, 4 de maio de 2016

A força das pequenas propriedades

Manejo correto e bom planejamento mostram que é possível ter bons rendimentos com a criação de ovinos e caprinos em pequenas propriedades


Quem disse que precisa ser grande para ser forte; que quantidade é sinônimo de qualidade; ou que somente quem possui muita terra consegue sobreviver como agropecuarista no Brasil? Uma alternativa para quem tem um pedaço de terra e não sabe o que fazer com ele é criar caprinos e ovinos. No Nordeste é comum encontrar caprinos em pequenas propriedades, pois representam boa opção de investimento por conseguirem sobreviver perfeitamente em clima hostil. Estudos comparativos mostram as vantagens de investir em caprinos e ovinos. Oito animais consomem a mesma quantidade de alimento que uma vaca e, proporcionalmente ao peso, uma cabra é mais eficiente na produção de leite. Por ser animal de pequeno porte, são importantes para as pequenas propriedades, onde a sua exploração tem caráter familiar. Em grandes fazendas, estes animais podem ser criados em áreas marginais, locais onde a produção do leite de vaca seria ineficiente e antieconômica.
foto Têm ciclo reprodutivo mais curto que o dos bovinos, facilitando a evolução do rebanho por meio de seleção para melhoramento genético, além de gerar de duas a três crias em cada gestação e apresentar, em menos tempo, maior retorno econômico ao criador.

Nenhum comentário: