terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

MMA apoia projeto de adaptação à seca


Paulo de Araújo/MMA
Semiárido: foco do projeto
Iniciativa lançada no Rio Grande do Norte busca garantir que ações para o combate à desertificação não sofram descontinuidade.


Três municípios da região do Seridó, no Rio Grande do Norte, integrarão o Projeto Piloto de Combate à Desertificação, apresentado nesta sexta-feira (12), na Câmara Municipal de Parelhas (RN). As cidades de Carnaúba dos Dantas, Parelhas e Equador serão contempladas pelo projeto piloto, uma iniciativa do Programa RN Sustentável com o Banco Mundial, que será realizada em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Serão investidos R$ 4 milhões para implementação, em nove comunidades nos três municípios, de boas práticas adaptadas à seca visando uma convivência sustentável com a semiaridez.
As associações contempladas receberão assistência técnica (ATER) para elaboração de diagnósticos, planos de investimentos e gestão socioambiental, execução dos projetos e capacitação dos beneficiários. O projeto terá a duração de até 30 meses.
Localizada em pleno semiárido, em área de solos de baixíssima fertilidade, a região do Seridó está submetida a regime de escassez e distribuição desigual de chuvas. Vivem atualmente no Seridó do Rio Grande do Norte quase 300 mil pessoas, 11% da população estadual.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
O objetivo da iniciativa é promover ações voltadas para recuperação do solo, manejo de paisagens, proteção e recuperação dos recursos naturais. “Além disso, espera-se promover a troca de experiências de convívio com a semiaridez garantindo que ações implementadas no combate à desertificação não sofram descontinuidade”, destacou Francisco Campello, diretor do Departamento Nacional de Combate à Desertificação, presente à solenidade de apresentação do projeto.
O projeto será construído de forma unificada pelos governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba, tendo como área prioritária a região do Seridó, que abrange municípios dos dois estados. Na Paraíba, os municípios que farão parte do piloto são: Várzea, Santa Luzia e São José do Sabugi.
Em 2015, o Projeto RN Sustentável, desenvolvido pelo governo do Rio Grande do Norte, recebeu o prêmio Dryland Champions, da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), em reconhecimento à sua contribuição prática para o desenvolvimento sustentável.
Estiveram presentes ao evento no município de Parelhas representantes de associações comunitárias rurais, sindicatos de trabalhadores rurais, conselhos de controle social, instituições não governamentais e gestores ambientais estaduais e municipais.

Representantes de diferentes instituições participam do lançamento nesta sexta

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA):

Nenhum comentário: