terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Clima colabora para o atraso no plantio do algodão

O ataque de pragas no início da safra pode comprometer mais a produtividade do que a falta de chuva

  Redação - Canal Rural

Algodão

As chuvas que vêm ocorrendo sobre todas as regiões produtoras de algodão do Centro-Oeste e Sudeste estão possibilitando excelentes condições para o desenvolvimento das lavouras.

Os altos volumes de chuvas que foram registrados em janeiro prejudicaram um pouco o andamento do plantio que posteriormente seguiu de forma mais rápida.

Até a semana passada, haviam sidos semeados 94% das áreas de algodão em Mato Grosso, 97% na Bahia e 93% em Mato Grosso do Sul.

No Matopiba, o ano começou com muita chuva, mas existem produtores do oeste da Bahia que já reclamam da falta da umidade em fevereiro. Para esta região, só há previsão de volumes mais significativos em meados de março.

Especialistas da Somar Meteorologia acreditam que, mesmo com o atraso no plantio em algumas microrregiões, a produção geral não será afetada.

Em boa parte de Mato Grosso, o atraso no plantio da soja mudou o calendário agrícola para o plantio do algodão. O ideal é instalar o algodão em janeiro, mas existem produtores que vão estender o plantio até a segunda quinzena de fevereiro.

Nas demais áreas produtoras de São Paulo e de Minas Gerais, o plantio está praticamente encerrado, restando menos de 1% das áreas para serem semeadas.

Como as lavouras estão em fase inicial de desenvolvimento, essa alternância de períodos mais chuvosos com períodos de sol permitem que as plantas tenham plenas condições para o seu desenvolvimento.

A atenção dos produtores deve ficar voltada para o ataque de pragas neste começo de safra. “Os produtores vão ter que intervir mais vezes em suas plantações e isto representa mais custos”, alerta o meteorologista da Somar Celso Oliveira.

As pancadas de chuva vão continuar bem irregulares nas próximas duas semanas, a exceção fica para parte do Sudeste, onde os volumes de chuva vão ser mais elevados por conta da presença de uma frente fria.

“As condições tanto para a finalização do plantio quanto ao desenvolvimento das lavouras irão se manter favoráveis”, afirma Oliveira.

Segundo ele, não há previsão de nenhuma anomalia que possa causar perdas significativas à produtividade potencial das lavouras.

Nenhum comentário: