quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Informações técnicas sobre cultivo da craibeira


Resultado de imagem para arvore craibeiraNome da espécie: Craibeira (Tabebuia aurea)

Origem: Caatinga, Cerrado e Pantanal

Características: Alcança de 12 a 20 metros de altura, dependendo da localidade. Prefere solos profundos de aluvião e litoral chuvoso. Possui tronco tortuoso de casca grossa com 30 a 40 centímetros de diâmetro. A fase de viveiro dura de 3 a 4 meses. No campo o crescimento é lento, começando a frutificar geralmente a partir de 10 anos de idade.

Usos: arborização e paisagismo, carpintaria, móveis, energia, arborização de pastagens, recuperação de APPs, etc.

Produção de mudas: As mudas no viveiro têm um crescimento relativamente rápido. Pode-se usar sacos plásticos de polietileno preto com 12 a 14 cm de diâmetro e 18 a 20 cm de altura quando cheios. O substrato pode ser uma mistura de solo areno-argiloso mais esterco de curral curtido na proporção de 3:1. As sementes não possuem dormência, porém devem ser semeadas logo após a colheita, pois têm viabilidade agronômica curta.

Espaçamento: Como arborização e paisagismo de vias urbanas pode ser adotada uma distância de 8 a 10 metros entre plantas, nunca debaixo de rede elétrica, pois esta espécie não aceita podas de rebaixamento. Em reflorestamento puro pode-se adotar o espaçamento de 5 x 5 m. Em arborização de pastagens (ILPF), aconselha-se 10 m entre fileiras por 3 a 5 m na linha de plantio. Sempre é aconselhável fazer adubação orgânica, associada a 150 a 200 g de Superfosfato Simples, em fundação. O plantio definitivo deve ser feito no início do período chuvoso quando as mudas atingirem de 30 a 40 cm no viveiro.

Condução: Evitar a presença de animais nos primeiros anos e controlar a mato-competição inicial. Pode-se fazer podas laterais de formação até 2 m de altura.
 
Manoel de Souza Araújo Engenheiro Florestal, MSc, pesquisador da EMPARN

Nenhum comentário: