segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Agricultores alagoanos serão orientados a renegociar dívidas do crédito fundiário


renegociaçãoA iniciativa é do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) que vai iniciar visitas a assentamentos no interior do Estado, a partir do dia 2 de fevereiro. A primeira reunião será no Assentamento Pacu, no município de Pão de Açúcar, Sertão alagoano, e vai reunir agricultores e sindicatos dos municípios de Olho d’Água das Flores, Pão de Açúcar e São José da Tapera.
O encontro visa orientar os agricultores familiares da região sobre a renegociação da dívida do crédito fundiário, com base na resolução expedida pelo Banco Central do Brasil em 17 de dezembro de 2015 e divulgada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, como também orientar sobre a substituição dos lotes.
O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, falou sobre o desejo de ver os agricultores com as dívidas regularizadas. “Essa renegociação é uma conquista importantíssima e o sonho do Iteral é que não haja inadimplência entre agricultores rurais alagoanos. Então, nós queremos que essa renegociação aconteça porque é importante para todos, principalmente para os agricultores familiares”, afirmou.

Os agricultores têm até o dia 30/06/2016 para solicitar a renegociação e os bancos têm até o dia 30/12/2016 para lavrar os contratos de renegociação, de acordo com a resolução do Banco Central do Brasil. Para solicitar a renegociação, o agricultor precisa apresentar ao banco o comprovante de que pagou 5% da última parcela vencida; comprovante de residência; declaração de elegibilidade emitida pela associação da qual o agricultor faz parte; documento de identidade; CPF; comprovante de estado civil; certificado de capacitação e a declaração de inscrição no CadÚnico.
Secretaria de Comunicação-Crédito Fundiário

Nenhum comentário: