segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Expedição safra 2016 planeja formas de crescimento do agronegócio brasileiro

expedição safraA evolução do agronegócio brasileiro nos últimos 10 anos e as tendências para a próxima década fazem parte das discussões durante o lançamento da décima temporada da Expedição Safra, nesta segunda-feira (15), em Curitiba, na sede da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural). O objetivo do encontro é debater mercado, logística e estatísticas da produção global de grãos com base no cenário do ciclo atual. A discussão traduz a temática da Expedição 10 Anos – Da produção ao mercado à inovação e tecnologia.
Com potencial produtivo de 215 milhões de toneladas de grãos para a temporada 2015/16, a safra brasileira deve alcançar crescimento de 2,4% em relação ao ciclo anterior, estima a Expedição Safra. O ciclo tem potencial para 215 milhões de toneladas, quase 5 milhões de toneladas a mais que as 210,4 milhões colhidas na temporada 2014/15, conforme indicador da Expedição Safra. A produção da campanha atual é puxada pela soja e pelo milho, que juntos devem somar mais de 180 milhões de toneladas.

Na esteira do crescimento da produção e motivado pela desvalorização do real frente ao dólar, o país também deve bater recordes de exportação de soja e milho em grão e farelo. Pela primeira vez, os três itens da pauta de exportação do agronegócio brasileiro devem superar 100 milhões de toneladas. Em 2015, o volume embarcado atingiu 98,07 milhões de toneladas segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior) – duas vezes mais que o resultado de 2009, de 48,6 milhões de toneladas. Isso significa que em apenas seis anos, as exportações brasileiras de milho e soja em grão e farelo dobraram.

Nenhum comentário: