sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Incra implanta dessalinizador solar em assentamento da região do Cariri paraibano



A Superintendência Regional do Incra na Paraíba e a Prefeitura de Riacho de Santo Antônio - distante cerca de 200 quilômetros da capital João Pessoa, no Cariri paraibano - firmaram convênio para implantação de uma unidade demonstrativa de recursos hídricos (UD) no Projeto de Assentamento Novo Campo, que utilizará a tecnologia de um dessalinizador solar.
A unidade terá investimento de R$ 32 mil e estará concluída até o final de novembro. As 23 famílias do assentamento terão sistema de abastecimento composto por caixa d’água, chafariz e um dessalinizador solar. O assentamento Novo Campo, que fica entre os municípios de Riacho de Santo Antônio e  Barra de São Miguel, é um dos mais beneficiados com água no Cariri. Possui 21 cisternas instaladas, além de poços artesianos.
O sistema será implantado a partir de um poço que será reativado e com a tecnologia do dessalinizador solar as famílias terão água para consumo. O projeto foi elaborado e está sendo implantado pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), contrata pelo Incra/PB para prestar assistência técnica nos assentamentos.
Abastecimento
A Prefeitura de Riacho de Santo Antônio será responsável pela adutora que vai do poço até a casa sede do assentamento. O Incra/PB disponibilizará a caixa d’água com chafariz, além do dessalinizador solar. De acordo com o diretor técnico da Coonap, José Diniz das Neves, a água da UD além de abastecer as famílias também servirá para o consumo animal, fortalecendo ainda o suporte forrageiro para o rebanho de 400 animais.
O superintendente regional do Incra/PB, Cleofas Caju, destacou a utilização do dessalinizador solar na UD. “É uma tecnologia que ajudará as famílias na economia de energia elétrica. Como a região tem sol o ano inteiro, não haverá problema na geração de energia para funcionamento do equipamento. Uma tecnologia que poderá ser implantada em muitos outros assentamentos que não dispõem de água doce”, disse Caju.
Dessalinizador Solar
O dessalinizador solar transforma água salgada captada de um poço em água potável. O processo de dessalinização solar é físico, no qual é usado um tanque raso de alumínio com cobertura de vidro. 
A água salgada é colocada dentro do tanque. Ao evaporar, a água bate no vidro, escorre pelas canaletas e é dessalinizada. Por dia o equipamento chega a produzir cerca de 150 litros de água potável.
Na Paraíba, já existe um dessalinizador solar implantado no assentamento Olho D' Água, localizado no município de  Seridó. 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB

NOTA DO BLOG: Este tipo de ação, deveria ser estendida aos estados onde os poços perfurados possuem um alto grau de salinização.

Nenhum comentário: