sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Caravana leva pecuaristas potiguares ao Enel em Garanhuns (PE)




O Sebrae no Rio Grande do Norte abre inscrições para produtores de leite e laticínios interessados em participar do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que será realizado em Garanhuns (PE), entre os dias 4 e 6 de novembro. A caravana terá 25 vagas e ao custo de apenas R$ 150, que assegura o transporte, hospedagem, café da manhã e almoço. A comitiva sairá do município de Currais Novos, mas produtores de qualquer cidade poderão participar da caravana. Informações e inscrições pelo telefone 84 3417-7400 ou pelo email Osias@rn.sebrae.com.br.
De acordo com o gestor do Projeto Leite e Genética do Sebrae-RN, Acácio Brito, os pecuaristas terão a oportunidade de participar de toda a programação técnica do evento, já que a expectativa dos organizadores é capacitar ao menos 1.600 produtores. A recomendação do gestor é que os participantes da caravana façam a inscrição prévia no Enel gratuitamente pelo site www.enelnordeste.com.br.
A comitiva sairá de Currais Novos no dia 4, às 5h, da frente do Escritório do Sebrae no Seridó Oriental (Rua Lula Gomes, no Centro, próximo ao Banco do Brasil). A caravana passa ainda em Caicó com parada na sede do Escritório Regional do Sebrae no Seridó Ocidental (Rua General Dantas, 215, no Centro,próximo ao Hotel Regente) e seguindo para Garanhuns. O retorno ocorre no dia 7, às 5h.
Paralelo às capacitações previstas para o Enel, serão expostos equipamentos, insumos, embalagens e serviços voltados para a atividade. Também serão realizados Concursos de Queijos e a 1ª Mostra Nacional de Queijos Artesanais. Queijeiras potiguares vão participar desse concurso.
Este ano o tema do Enel será "Queijos artesanais do Nordeste, importância e estratégia para o setor leiteiro". O encontro irá ocorrer no Hotel Tavares Correia, onde serão realizadas palestras e capacitações voltadas para os produtores de leite da região, que é considerada uma das maiores bacias leiteiras de Pernambuco. A expectativa é mobilizar 2.500 participantes.
A abertura será realizada na quarta-feira (04) no auditório central, a partir das 19h. Em seguida, será realizada uma palestra sobre a importância dos queijos artesanais para o setor leiteiro. A programação segue na quinta (05) e na sexta-feira (06), das 9h às 18h, com cursos sobre Bovinocultura, Clínica Tecnológica, Leite e Derivados, e Caprinocultura, além de temas como Associativismo, Representatividade junto ao Poder Público e Acesso a Novos Mercados.
Criado em 2003 pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, o encontro tem o objetivo aproximar a cadeia produtiva do leite, gerando um ambiente de integração que proporciona a troca de informações, disseminação de tecnologia e geração de negócios. Este será o terceiro Enel realizado no município de Garanhuns (já ocorreu nos anos de 2005 e 2006). Em anos anteriores, o Encontro já foi realizado nas cidades de Parnamirim, no Rio Grande do Norte; em Maceió, Alagoas; em Aracaju, no estado de Sergipe; em Campina Grande, na Paraíba; em Fortaleza, no Ceará, e, em Imperatriz, no Maranhão.

Nenhum comentário: