terça-feira, 27 de outubro de 2015

Encontro Brasileiro de Ovinocultura Carne e Leite


Os desafios, as inovações e as potencialidades do setor de ovinocultura foram alguns dos destaques, do I Encontro Brasileiro de Ovinocultura Carne e Leite, nessa sexta-feira, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó. O evento, que integrou as atividades da Semana Sebrae da Ciência e Tecnologia, reuniu autoridades, produtores, lideranças do segmento e estudantes de todo o País.
A iniciativa foi das associações brasileiras que representam a classe – a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos de Leite (Abcol), em parceria com o Sebrae e a Frente Parlamentar Ovino.
Na abertura, o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, ressaltou a importância dos parceiros para a concretização do evento e mencionou que existem muitos desafios, mas a experiência dos outros setores demonstram que existe espaço. “Para competir no mercado, precisamos de genética, tecnologia, assistência técnica e gerencial, estudos de mercados, capacitação dos produtores, entre outras ações. Precisamos revisar o modelo de negócios e implementá-lo, visando a geração de renda e a competitividade do setor”.
O vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Ovinocaprinocultura – (Frente Ovino), deputado federal catarinense Valdir Colatto, destacou que a Frente, composta por 228 parlamentares, representa aproximadamente 650 mil produtores brasileiros. “Este evento representa uma maneira de fomentar, incentivar e organizar o setor de carne e leite no Brasil. A Frente Parlamentar quer ser o braço político para obter recursos que visem o desenvolvimento de programas e projetos para beneficiar o setor”.
O presidente Arco, Paulo Afonso Schwab, ressaltou que em 1970 o rebanho nacional de ovinos e caprinos era de 16 milhões e 400 mil. Hoje, o número é de 16 milhões e 800 mil. “Nosso desafio é organizar as cadeias produtivas do segmento, aumentar o rebanho e fazer um trabalho de incentivo ao consumo de produtos da cadeia produtiva da ovinocultura”.
O presidente da Abcol, Anderson Elias Bianchi, assinalou que existem apenas 25 fazendas com rebanhos de ovinos de raças leiteiras no Brasil. O rebanho total é de 9 mil matrizes a produção anual é de aproximadamente 816 mil litros de leite. “A atividade é nova e tem muito potencial de crescimento. Eventos como este engrandecem o setor e representam um passo importante para o desenvolvimento de ações que oportunizem o crescimento”.
O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC (Senar), Gilmar Antonio Zanluchi, colocou a entidade à disposição para a organização de capacitações de manejo, tosquia, entre outros. Além disso, comentou que a parceria para a implementação de ações inovadoras na cadeia produtiva da ovinocultura fará a diferença para a organização e consolidação do setor.
Em Santa Catarina, o plantel de ovelhas, de aproximadamente 350 mil cabeças, envolve cerca de 70 mil criadores que abastecem o mercado com carne e lã e seus derivados - linguiça, salame, queijo, iogurte e sorvete de leite de ovelha. Segundo Colatto, atualmente, o Brasil tem uma grande demanda reprimida. “Importamos a carne do Uruguai para suprir nosso consumo”.
Também estiveram presentes e se manifestaram sobre a importância de criar alternativas para o crescimento do setor, o secretário de agricultura de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, o secretário de agricultura do município de Chapecó Valdir Crestani, os deputados estaduais Mauro De Nadal e César Valduga, o fiscal agropecuário do MAPA, Ricardo José Buosi, o produtor Paulo Gregiani, da Fazenda Pinheiro Seco, de Bom Retiro, entre outras autoridades e representantes de entidades do setor.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorreu em todo o território nacional de 19 a 25 de outubro. O objetivo foi mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia. Neste ano, o evento trouxe como tema "Luz, ciência e vida". A escolha do tema está baseada na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. Em Chapecó e região, a iniciativa foi do SEBRAE/SC com a parceria do Poder Público Municipal, ABCOL, ACACITRUS, DEATEC, UNOESC, UDESC, UFFS, UNOCHAPECÓ.
Postado por: Marcelo Abdon

Nenhum comentário: