segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Brasil ‘exporta’ tecnologia antidesertificação


Luciana Valadares/MMA
Reunião na Turquia: cooperação avança
Serão realizadas visitas de representantes dos países participantes para que possam conhecer as experiências nacionais




A agenda dessa sexta-feira (16/10) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em Ancara, na Turquia, envolveu não apenas o Brasil, como também os países de língua portuguesa. O diretor de Combate à Desertificação do MMA, Francisco Campello, se reuniu nessa manhã, com representantes dos respectivos países, no âmbito da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas (UNCCD, na sigla em inglês).
O Brasil possui acordo com os países de língua portuguesa para fortalecimento da implantação da convenção em cada local. Em breve, serão realizadas visitas de representantes dos países participantes para que possam conhecer as experiências brasileiras em campo.
FORMAÇÃO TÉCNICA
Estão previstos ainda a criação de uma plataforma para auxiliar na formação técnica nesses países e um trabalho de certificação dos produtos do semiárido brasileiro. 
“Pretendemos, não apenas fortalecer as relações dos países de língua portuguesa, como também mostrar as alternativas que o Brasil encontrou no combate à desertificação. Estratégia essa baseada na implantação de boas práticas que tragam qualidade de vida à população e conservem o meio ambiente”, explicou Campello.
O encontro teve como objetivo avançar nas tratativas de uma plataforma de cooperação técnica voltadas para um conjunto de ações visando promover capacitações para o uso sustentável e agroecológico das florestas secas; o manejo e a conservação dos solos, e a certificação de origem dos produtos. “A proposta é promover a segurança alimentar, hídrica, energética e conservar as paisagens, beneficiando as populações locais, seus rebanhos e fortalecendo a economia rural e familiar”, afirmou Campello.
Durante o encontro, o diretor detalhou também algumas iniciativas brasileiras, como o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), o Programa Água Doce e ações de inclusão produtiva, com a implantação de cisternas, e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O que é UNCCD
Junto com outros 192 países, o Brasil é signatário da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas (UNCCD). Esse compromisso estabelece padrões de trabalho e metas internacionais convergentes em ações coordenadas na busca de soluções qualitativas que atendam às demandas socioambientais nos espaços áridos, semiáridos e subúmidos secos, particularmente onde residem as populações mais pobres do planeta.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) 

Nenhum comentário: