segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Brasil tem 66 milhões de hectares irrigáveis, aponta Esalq




O Brasil tem 66 milhões de hectares de áreas aptas para a agricultura irrigada. A informação está em estudo feito pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), ligada à Universidade de São Paulo (USP). É mais do que tudo o que é plantado a cada safra de grãos no país, que hoje, está abaixo de 60 milhões, e mais que o dobro do que o estimado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) a respeito de áreas irrigáveis no território brasileiro.
Os resultados da pesquisa, chamada de “Análise Territorial no Brasil para o Desenvolvimento da Agricultura Irrigada”, foram apresentados nesta semana pela diretoria da instituição à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, durante reunião, em Brasília. E, de acordo com a Esalq, o trabalho será usado como referência para a adoção de políticas do Plano Nacional de Irrigação.
Apesar do potencial de crescimento da agricultura irrigada no Brasil, apenas 6 milhões de hectares produtivos no país são integrados a alguma tecnologia de uso de água nas plantações. "Se podemos sair dos atuais 6 milhões para 66 milhões de hectares irrigados, precisaremos investir em infraestrutura, estradas, gerar energia, ou seja, dar condições para chegarmos a esse valor no futuro", afirma o professor Gerd Sparovek, responsável pela pesquisa, no comunicado da Esalq.
Ainda conforme o divulgado pela faculdade, durante o encontro, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, informou que pretende elaborar um plano para ampliar a área irrigada no país em 1,5 milhão de hectares no curto e 5 milhões no médio prazo.

Nenhum comentário: