sexta-feira, 6 de junho de 2014

Tecnologia no Campo

Hoje será lançada a versão atualizada do Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SOMABRASIL), com novas bases de dados, funcionalidades e a opção em inglês. O lançamento faz parte das comemorações dos 25 anos de trabalho da unidade da Embrapa Monitoramento por Satélite.
Durante as homenagens haverá a apresentação do Macrozoneamento Ecológico Econômico elaborado para o Estado do Maranhão e o lançamento das publicações "Geotecnologias e Geoinformação – 500 Perguntas, 500 Respostas" e "Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas – GeoAtlas". Também a partir de hoje serão disponibilizados na internet dois pôsteres sobre a produção agropecuária brasileira.
O monitoramento por satélite é fundamental para conhecer o País e sua agricultura, explica o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite Mateus Batistella. As geotecnologias permitem mapear a agricultura de pequena até larga escala e identificar as áreas agrícolas e recursos naturais de maneira efetiva, rápida e precisa.
A nova versão do Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SOMABRASIL), lançada hoje, está disponível na internet. O sistema reúne num único ambiente bases de dados de recursos naturais e agricultura provenientes de diferentes fontes, contribuindo com informações importantes para a elaboração e o direcionamento de políticas públicas, linhas de crédito e tomadas de decisão para o setor. Além de oferecer mais rapidez de acesso e processamento, a nova versão possibilita realizar diferentes formas de consulta, cruzamentos e relatórios.
Entre as novas bases de dados disponíveis, destacam-se a espacialização do zoneamento agrícola de risco climático, com informações sobre áreas aptas para o plantio de 20 culturas diferentes, informações atualizadas sobre o desmatamento nos diferentes biomas e índices de vegetação para todo o Brasil, do período de 2012 a 2014.

Nenhum comentário: