quarta-feira, 11 de junho de 2014

Criada a agência de assistência técnica no campo




A criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) vai ampliar a oferta de assistência técnica, tendo como prioridade o médio produtor rural e os agricultores familiares. “A criação da Anater é um passo importante dado pelo governo federal para a ampliação da assistência técnica, que passará a ser direcionada também para os médios produtores”, disse o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha.
O Decreto que institui a Anater foi assinado no final do mês passado pela Presidente da República Dilma Rousseff. “Salientamos que a Agência terá também a função de monitorar a qualidade da assistência técnica que será ofertada aos agricultores. Queremos um número maior de produtores assistidos, mas com serviços de boa qualidade”, explicou o secretário.

De acordo com o último Censo Agropecuário 2006, existem no Brasil 516.800 médios produtores rurais, correspondendo a 9,9% do universo de agricultores do país. Os médios produtores detêm 22% da área dos estabelecimentos rurais e são responsáveis por 20% da renda gerada pela atividade agropecuária. Com isso, respondem por importante parcela na produção agropecuária brasileira.

Com os serviços de assistência técnica garantidos pelo governo federal, os médios produtores poderão incorporar inovações tecnológicas, aumentando sua produtividade e renda. “Os recursos alocados pelo governo federal para o Pronamp têm crescido a cada Plano Safra. Isso demonstra o compromisso do poder público em apoiar esse segmento.





da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: