sexta-feira, 6 de junho de 2014

Previsão do tempo para o Brasil no final de semana


SUDESTE
Na sexta, dia 6, a frente fria avança da região Sul e atinge o Estado de São Paulo, trazendo pancadas de chuva ao longo da tarde, na divisa com Paraná, oeste e sul. No restante da região o ar seco ainda predomina e o dia segue ensolarado. O frio perde intensidade pela manhã em grande parte da região.
Um bloqueio atmosférico impede que esse sistema avance pela região, no sábado, dia 7. Desta forma, a frente fria continua atuando entre o norte do PR e o sul de SP. No centro-leste de SP e sul do RJ a nebulosidade aumenta e chove fraco. Nas demais áreas da região o predomínio é de tempo firme e sem chuva. As temperaturas ficam mais amenas nas primeiras horas do dia e ao longo da tarde os termômetros sobem um pouco mais em relação aos dias anteriores.
No domingo a chuva diminui sobre o centro-sul de SP e o sol volta a aparecer. Nos próximos dias a situação pouco muda sobre o Sudeste. Instabilidades vindas do oceano provocam chuva no litoral do RJ e do ES, mas com baixa intensidade. Nas demais áreas o tempo segue firme e sem chuva. Com a chegada de uma nova massa de ar polar as temperaturas voltam a cair em SP e no sul de MG.
SUL
Nesta sexta a frente fria persiste sobre a região e traz pancadas de chuva com risco para temporais ao longo do dia no PR e na Serra Catarinense. No norte e leste do RS e em SC, as instabilidades ainda trazem temporais durante madrugada e manhã, porém ao longo da tarde este sistema se afasta.
No sábado, a frente fria avança e provoca chuva no Paraná. No norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina também chove, mas a chuva vem com menor intensidade. As temperaturas ficam mais amenas nas primeiras horas da manhã e ao longo da tarde os termômetros não sobem muito. Uma nova massa de ar polar chega ao sul do RS e derruba novamente as temperaturas, principalmente na região da Campanha.
No domingo, essa frente fria continua estacionada entre o norte do RS e o PR e continua chovendo nessa região. Os maiores acumulados são esperados no sul catarinense e no leste do Paraná, onde há risco para temporais. A massa de ar polar avança sobre o centro-sul gaúcho e derruba as temperaturas. Nos próximos dias, essa frente fria se afasta e a chuva diminui sobre o RS e SC ficando concentrada mais ao norte do Estado paranaense. A massa de ar polar avança e atinge também o Estado de Santa Catarina e o sul paranaense.
CENTRO-OESTE
Durante a sexta o ar seco domina grande parte da região Centro-Oeste. Porém, uma nova frente fria que avança do Sul, organiza umidade e traz pancadas de chuva com risco para temporais em toda a metade sul e no oeste do MS. O frio da manhã perde força no sul do MS, por conta da aproximação deste sistema. As temperaturas seguem mais elevadas em toda a região.
No sábado as chuvas ainda se concentram no sul do MS. Nos demais Estados, o tempo firme predomina e não há previsão de chuva. As temperaturas ficam mais amenas nas primeiras horas da manhã e ao longo da tarde os termômetros sobem. A frente fria ainda atua no domingo e ainda há previsão de chuva para o oeste e sul do Mato Grosso do Sul. O tempo continua seco nas demais áreas do Centro-Oeste. Nos próximos dias, a frente fria perde força e a chuva diminui no sul do Mato Grosso do Sul. As temperaturas seguem baixas, com sensação de frio durante as madrugadas.
NORDESTE
Nesta sexta o ar seco segue ganhando força em grande parte da região. A Zona de Convergência Intertropical atua mais afastada e com isso a chuva perde intensidade. Ao longo da tarde as pancadas retornam de forma mais isolada.
No sábado, instabilidades vindas do oceano provocam chuva no litoral norte da Bahia e em uma faixa litorânea que vai de Alagoas até o Rio Grande do Norte e também entre o norte do Ceará e do Maranhão. Nas demais áreas o predomínio é de tempo firme e sem chuva. No domingo, os ventos que sopram do mar ajudam a organizar nuvens carregadas, que provocam chuva fraca e isolada em todo litoral baiano. Nos próximos dias, o tempo pouco muda, as pancadas de chuva isoladas se concentram na área litorânea da Região e o tempo fica mais seco no interior dos Estados.
NORTE
Nesta sexta, as instabilidades tropicais associadas ao calor e a umidade, provocam pancadas de chuva com risco para temporais em toda a faixa norte. A Zona de Convergência Intertropical atua mais afastada e favorece as pancadas de chuva principalmente sobre o AP. No sul do PA, RO e TO, o tempo segue seco e ensolarado.
No sábado, as instabilidades se concentram mais ao norte da região e provocam chuva entre o centro-norte do AM e PA. Os maiores acumulados são esperados no noroeste do Amazonas e também no AP. Já no centro-sul da região o tempo segue mais firme e não há previsão de chuva. No domingo as áreas de instabilidade se espalham mais ao oeste do Amazonas, em Roraima e no norte do Pará. As demais áreas da região têm predomínio de tempo seco e estável. O tempo muda pouco nos próximos dias. A chuva continua concentrada na parte mais ao norte da região e o tempo seco predomina nas demais áreas do Norte.
Fonte: Somar Metereologia

Nenhum comentário: