segunda-feira, 9 de junho de 2014

Criador Pernambucano comemora fim das barreiras sanitárias
O reconhecimento do Brasil como área livre da febre aftosa, com vacinação, um reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) foi especialmente comemorada pelos criadores de ovinos, em Pernambuco. A abertura das fronteiras para todos os estados nordestinos permitirá um novo desempenho para a criação pernambucana, como reconhece o criador Roberto Teixeira, proprietário da cabanha Dorper Constelação, no município de Caruaru, no Agreste Pernambucano.  Para ele,  “Temos um acervo genético fantástico, só que tínhamos muita dificuldade em divulgá-lo para o restante do Brasil, pelos custos com quarentena, sorologia, comunicações entre estados e outras burocracias”, comemora Roberto Teixeira.  
Nos últimos três anos, a Cabanha Constelação vem se destacando pelo trabalho de seleção genética e de ampliação do rebanho. Atualmente entre doadoras, reprodutores, matrizes, receptoras e time de pista o plantel da Cabanha gira em torno de 400 animais, incluindo o rebanho comercial, de onde saem alguns cordeiros para abate. O fim das barreiras sanitárias foi considerado um alívio para o produtor caruaruense: “Sofríamos demais por estarmos numa região classificada como de risco para aftosa. Poucos queriam ou tinham condições de transitar animais para fora de Pernambuco. Para que isso acontecesse, eu costumava mobilizar os colegas e até assumir responsabilidades para representar Pernambuco em outros estados”, diz o criador.
Agora que Pernambuco encontra-se numa situação equivalente à da maioria dos estados brasileiros, o trânsito animal será livre e sem custos adicionais. A felicidade de Roberto é tamanha que ele e outros criadores participarão em peso da 8ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, que acontece na Bahia este ano. A ABCDorper, em parceria com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), decidiu promover essa mostra junto com a 27ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro’2014), entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro.
Certamente, será uma das maiores exposições na história da raça, com mais de 1.000 animais em julgamento, agora com a presença maciça de quem antes podia comprar, mas não vender.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: