sábado, 14 de junho de 2014

A importância do controle de carrapatos no rebanho bovino
Aproximadamente 75% da população mundial de bovinos são parasitados pelos carrapatos, constituindo-se, assim, na principal ectoparasitose desses animais. A resistência do carrapato Boophilus microplus aos carrapaticidas disponíveis tem sido motivo de preocupação nas regiões onde a presença desse parasito se manifesta de forma intensiva.
A ação do carrapato se caracteriza principalmente pela transmissão da tristeza parasitária e lesões da pele dos bovinos, cujos prejuízos se refletem na produtividade, através da morbidade e mortalidade dos rebanhos, nos processos industriais e de manejo.
Com a identificação dos primeiros casos de resistência do carrapato Boophilus microplus, observados na década de 30, diversos princípios ativos carrapaticidas foram sendo sucessivamente testados e utilizados comercialmente. Ao mesmo tempo, foi sendo observado o aumento da resistência a esses produtos.
O controle do carrapato deve ser feito periodicamente nos rebanhos infestados por meio do uso de carrapaticidas adequados e usados dentro do manejo mais indicado a fim de que se possa minimizar a sua ação nos animais e o aumento de resistência.

da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: