quarta-feira, 11 de junho de 2014

A seleção do rebanho ganha mais qualidade com a inseminação artificial
Esse método, que chegou ao Brasil nos anos 70, é a tecnologia reprodutiva mais usada nos rebanhos em todo o mundo. Mas, aqui, o percentual de produtores que adotam essa técnica nos rebanhos ainda é limitado.
Isso, porque muitos temem os custos. Mas, para os técnicos da Embrapa, os custos da inseminação artificial caíram bastante, se comparados a tempos passados. E o retorno em produtividade supera os investimentos em curto espaço de tempo.
Os pesquisadores da Embrapa asseguram que, ao contrário do que muita gente pensa, a inseminação artificial não é uma técnica complicada.  O bom uso dessa técnica pode ajudar a formação de um excelente rebanho produtivo, com base em qualidade genética.  Precisa, claro, de alguns requisitos e capacitação. É por isso que a Embrapa Gado de Leite, todo mês, forma técnicos especializados nessa tecnologia, lá em Juiz de Fora, Minas Gerais. E, só para lembrar, inseminação artificial bovina é o processo em que o homem coloca o sêmen do touro no útero da vaca, por meio de aparelhos especiais.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: