segunda-feira, 9 de junho de 2014

Agricultores aprendem a conviver com o semiárido
As tecnologias sociais de convivência com o semiárido vêm melhorando a qualidade de vida de famílias de 10 municípios do Alto Oeste Potiguar inseridas no Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) do Governo Federal. O trabalho é desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e parceiros regionais.
As tecnologias sociais e produtivas se apresentam como alternativas viáveis à redução de problemas de saúde resultantes da queima da lenha, como no caso dos fogões ecoeficientes; da redução dos problemas de contaminação ambiental, como no caso da construção de fossas verdes, os canteiros biossépticos; e da captação, do aproveitamento e da otimização do uso da água em atividades de culturas agrícolas, como no caso dos sistemas cisternas de enxurrada e quintais produtivos.
Embora o programa aborde a realidade dos agricultores familiares do Rio Grande do Norte, a experiência e as tecnologias em prática  podem ser reproduzidas nas demais regiões do semiárido brasileiro. A iniciativa pretende promover a experimentação, a troca de experiências e a formação de Redes de Aprendizado Referência (RAR) que possibilitem o intercâmbio de conhecimento de todos os participantes do projeto. Além disso, a Embrapa Agroindústria Tropical tem como meta a inovação nos sistemas de produção por meio da implantação de 20 Unidades de Produção Familiar Sustentáveis (UPS), tendo em vista a formação de unidades de aprendizagem para apoiar o processo de capacitação dos agricultores e agricultoras.

Nenhum comentário: