segunda-feira, 21 de abril de 2014

Tomate Híbrido

Um hibrido de tomate bem adaptado para o processamento industrial
O primeiro híbrido nacional de tomate para processamento industrial, BRS Sena, foi uma das tecnologias apresentadas pela Embrapa na 13ª edição da Tecnoshow Comigo, entre 07 a 11 de abril, na cidade de Rio Verde, em Goiás. Desenvolvida pela Embrapa Hortaliças, a cultivar foi lançada em 2012 durante o VI Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, em Goiânia.

A empresa Eagle Flores, Frutas & Hortaliças, licenciada pela Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF), atua na produção e na comercialização das sementes do híbrido. Referência no segmento da tomaticultura nacional, a empresa promoveu a divulgação do BRS Sena junto aos participantes da feira. “Tendo em vista ser aquela região grande produtora de tomate para indústria, é muito importante que o material que foi desenvolvido para as nossas condições de cultivo seja disponibilizado para os produtores”, registra a agrônoma Flávia Clemente, supervisora da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças.

Com a oferta do novo híbrido, a tomaticultura industrial ganhou um forte aliado contra um de seus principais problemas. O BRS Sena é tolerante ao begomovírus, responsável por significativas perdas de produção e que é transmitido pela mosca-branca, de difícil controle. Além da begomovirose, o BRS Sena mostrou também certa tolerância à mancha-bacteriana, também agente de grandes perdas na produção. “Quando da avaliação do seu desempenho em campo, foi verificado um comportamento superior do BRS Sena com relação a essas duas doenças”, observa Quezado.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: