quarta-feira, 2 de abril de 2014

Preparando os animais para formação do rebanho leiteiro
Para obter uma vaca leiteira de qualidade o produtor deve estar atento ao manejo dos bovinos nas diferentes faixas etárias, desde o nascimento até a idade adulta. No início da recria, etapa do sistema de produção que ocorre após o desaleitamento, o animal é considerado improdutivo, pois não pode gestar e, portanto, ainda não produz leite.
A redução da idade para o primeiro parto melhora o resultado econômico dos sistemas de produção e quanto antes as vacas entrarem em gestação, mais cedo contribuem à atividade leiteira, reduzindo também os custos durante a recria.
Neste caso é justamente o ganho de peso durante a recria que ajuda a encurtar a idade do primeiro parto. Mas antecipar o processo da recria sem os cuidados necessários pode causar danos permanentes aos animais. A Embrapa Clima Temperado criou em 1996 o Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento em Pecuária Leiteira (Sispel) com o objetivo de melhorar o desempenho tanto na produção leiteira, como no manejo reprodutivo e sanitário.
A pré-puberdade é o período em que o animal apresenta melhor ganho de peso diário. A introdução da alimentação sólida, a partir de 10 dias, estimula a ruminação e o aumento da capacidade ingestiva. O desaleitamento ocorre aos 60 dias, e para um bom desenvolvimento das novilhas, a oferta de feno deve ser feita de imediato. O baixo ganho de peso atrasa a maturidade do animal e a idade do primeiro parto. Já o excesso de peso pode causar danos à glândula mamária, responsável pela produção do leite.
No início da lactação o animal apresenta balanço energético negativo, ou seja, para produzir o leite, consome mais energia do que consegue ingerir, por isso, é importante que a vaca possua reservas em seu corpo. Nessa fase, uma boa nutrição é fundamental. O manejo alimentar das vacas em lactação também é importante para preservar as condições físicas do animal, gestação após gestação, possibilitando a continuidade de uma produção de leite de qualidade. O ideal é que a vaca se mantenha em lactação durante 10 meses no ano e descanse nos 2 meses restantes.
Os níveis de produção de leite são variados e dependem da raça da vaca e do clima e região onde os animais são criados. Mas, quando todas as fases de recria e manejo alimentar são atendidas, o resultado é uma vaca sadia e produtiva.

da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: