sábado, 26 de abril de 2014

Pesquisadores buscam novas técnicas para cortar custos e garantir eficiência na criação de bovinos


Especialistas aproveitaram o Encontro de Confinamento da Scot Consultoria, que se encerrou na sexta (25), em Ribeirão Preto (SP), para discutir o uso de novas tecnologias que garantam mais eficiência e menos custo de produção.
Uma pesquisa realizada por um jornal especializado nos Estados Unidos mostrou que se por lá os pecuaristas parassen de usar o pacote de tecnologia que inclui o uso de aditivos na alimentação dos bovinos, eles teriam de aumentar em 11% o tamanho do rebanho para garantir a mesma produção de carne: uma média de 53 quilos menos por boi no final da engorda. Por isso, os especialistas recomentam o uso de novas tecnologias com critérios técnicos e foco no resultado final de cada confinamento.
Os confinamentos no Brasil estão buscando adaptar as estruturas para garantir uma boa eficiência o ano inteiro, chova ou faça sol. A oferta escalonada traz mais tranquilidade sem muito impacto durante as oscilações do mercado. Mas para trabalhar nas águas tem que investir para que o barro não seja um obstáculo a mais que impacta no custo.
De acordo com o zootecnista Luciano Morgan, estudos mostram que 5% de lâmina de barro corresponde a uma piora em eficiência biológica de 3% a 4%. Isso gera um custo a mais de R$ 5 por arroba, já que há presença de barro condiciona a uma queda de consumo e aumento de necessidade de manutenção dos animais.
Outro ponto que vem sendo debatido pelos pecuaristas é o custo com alimentação e a dificuldade em equilibrar as diferentes fontes de alimentos. O bagaço da cana-de-açúcar, por exemplo, já foi uma ótima alternativa para os confinadores muito antes de se tornar fonte de energia nas usinas. Os grãos também podem encarecer cada vez mais com novos usos adotados pelo mercado.
Gustavo Rezende, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, aposta nos chamados aditivos que fazem os animais aproveitarem melhor os alimentos ingeridos, converter em carne de uma forma mais constante. Um levantamento mostrou que a diferença no lucro por animal entre quem usa e quem não usa aditivos é de R$ 57.
– Quando a gente, com a mesma quantidade de alimento, produz mais carne, tudo é melhor: melhor para o produtor economicamente, melhor para o boi que está aproveitando melhor a dieta, melhor para o meio ambiente – diz Rezende. (Rural BR)


Especialistas afirmam que suspeita de caso atípico de vaca louca não deve afetar exportações


Especialistas ouvidos pelo Canal Rural descartam que a suspeita de um caso atípico de vaca louca em Mato Grosso possa afetar as exportações de carne brasileira. Analistas acreditam, no entanto, que num primeiro momento pode haver algum tipo de embargo, a exemplo de situação registrada em 2012.
– A preocupação sempre, do ponto de vista econômico e financeiro, é verificar o que vai acontecer daqui pra frente por conta desse episódio. Acho que vai acontecer o que houve no passado: pode haver um impacto inicial no começo, em alguns países, mas acho que não vai ter impacto nenhum do ponto de vista de desempenho de exportação – avalia Lucio Padua Soares, gerente da área agrícola da Guide Investimentos.
O analista financeiro Luis Gustavo Pereira também acredita que não haja grande repercussão econômica.
– Muito é a expectativa do mercado, que acaba antevendo possíveis embargos, a possibilidade de sanções em relação a alguns países importadores da carne brasileira, e acaba de certa forma tendo uma reação negativa, vendendo posições em papel em função de cautela. Já chegamos a ver esse movimento no passado, em 2012, quando o Ministério da Agricultura também soltou a possibilidade da doença aqui no Brasil, mas pelo que a gente viu os papéis tiveram um impacto negativo e depois se recuperaram rapidamente após ser provado que é um caso atípico.
O diretor de sanidade animal do Conselho Nacional de Pecuária de Corte, Sebastião Guedes, fala eu cautela, e lembra que o caso atípico da doença é diferente do caso clássico.
– O caso clássico é um caso patológico em que o animal apresenta uma série de sintomas prévios, é uma doença que aparece principalmente em vacas velhas, e onde há uma série de desenvolvimento de sintomas antes de a doença se desenvolver. Digamos, a vaca vai ficando entre caduca e louca. No caso atual não houve isso - a vaca morreu, houve uma certa sintomatologia nervosa, e depois houve todos aqueles entreveros no processo de identificação. Foi o primeiro caso, mas ficou estabelecido que foi atípico.
Apesar da avaliação de que o risco de prejuízo aos negócios é baixo, o analista Fábio Silveira reforça que a situação exige atenção da cadeia pecuária brasileira.
– O que a gente tem que fazer é empreender um trabalho, um esforço, para remover essa desconfiança, seja do mercado doméstico, e principalmente do mercado internacional. (Rural BR)

Nenhum comentário: