sexta-feira, 4 de abril de 2014

A Qualidade do Leite Depende da Alimentação

 
Na atividade leiteira, a nutrição é o principal fator da eficiência do sistema de produção, pois é a maior responsável pelo nível de produção e pode representar até 70% dos custos. Portanto, pode–se afirmar que quanto mais eficiente for à nutrição de um rebanho, mais eficiente será o sistema de produção deste rebanho.
 
A melhor forma de comercialização do leite pode vir da obtenção de certos produtos lácteos, que em geral são influenciados pela composição do leite que está diretamente correlacionada com a nutrição dos animais. A gordura é o componente de maior variabilidade do leite, podendo variar de 2,0 a 4,0%. Esta porcentagem é fortemente influenciada pela genética, por fatores nutricionais e fatores ambientais.
 
A gordura, a proteína, o fósforo e o extrato seco desengordurado são as variáveis de maior importância econômica, servindo de critério para o pagamento do leite em muitos países. A composição do leite de vacas leiteiras é determinada por vários fatores tais como: raça, estação do ano, genética, estágio de lactação, sanidade e nutrição.
 
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: