terça-feira, 29 de abril de 2014

Novo sistema de acompanhamento da agricultura brasileira
Uma ferramenta capaz de fazer uma radiografia do Brasil com alguns cliques na Internet.e útil para monitoramento da agricultura, que integra informações geradas por satélites e dados sobre o setor. Esse é o SOMABRASIL - Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil, desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite. O SOMABRASIL reúne num único ambiente, com acesso livre, bases de dados de recursos naturais e agricultura provenientes de várias fontes e permite ao usuário interagir com essas bases de forma dinâmica, realizando consultas em diferentes níveis e cruzando informações para a construção de mapas de acordo com seu interesse.
Algumas das informações disponibilizadas pelo sistema abrangem dados da Produção Agrícola Municipal e do Censo Agropecuário do IBGE, informações geradas por programas e projetos do IBAMA e INPE, mapeamentos realizados pela Embrapa e outras instituições, além de dados sobre relevo, hidrografia, logística, áreas protegidas e potencial.
O sistema contempla ainda o mapeamento da agricultura de larga escala com a distribuição das culturas de grãos, identificando áreas com uma ou duas safras anuais, informação que ajuda a compreender os processos de expansão, transição e intensificação da atividade. Também é possível consultar informações sobre as safras de milho (1ª e 2ª safras) e feijão (1ª, 2ª, e 3ª), permitindo avaliar a elevação da área de segunda safra nos últimos anos. De acordo com um dos responsáveis pelo sistema, o pesquisador da Embrapa Mateus Batistella, o objetivo do SOMABRASIL é oferecer uma visão integrada da agricultura, da escala municipal à nacional.
Estruturado com base em software livre, o SOMABRASIL tem acesso livre na internet, pelo endereço: www.cnpm.embrapa.br/projetos/somabrasil.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: