terça-feira, 22 de abril de 2014

Já é possível criar tambaqui em tanques escavados
A proposta do sistema intensivo é contribuir para aumentar a produção de alimento e gerar renda, com reduzido impacto ambiental. Um dos ganhos foi viabilizar o aumento da densidade dos peixes em tanques já existentes, sem abertura de novas áreas para construção de tanques A experiência mais importante desse tipo de produção vem sendo desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental.

A criação intensiva de tambaqui em tanque escavado com utilização de aeradores resultaram em um sistema que permitiu aumento de produtividades e vantagens ambientais na piscicultura. O pesquisador Roger Crescêncio afirma que a tecnologia concilia vantagens econômicas, maior produtividade e maior rentabilidade por hectare com vantagens ambientais; aumenta a produção nos empreendimentos de piscicultura existentes sem causar desmatamento de novas áreas; não gera efluentes; as estruturas de produção estão fora da área de preservação permanente (APP); o sistema funciona sem renovação de água, apenas faz reposição do que evapora/infiltra.

A implantação do projeto em área de produtor, monitorado por equipe de pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, resultou em índices de produtividade três vezes maior e lucratividade de 54% no empreendimento. Os resultados obtidos no cultivo do tambaqui com a utilização de aeradores alcançaram produtividades acima de 15 toneladas por hectare. A tecnologia é uma novidade no cultivo do tambaqui.


da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: