terça-feira, 19 de maio de 2020

Imagem do Dia- Cidade de Pedra Preta


Vista Parial da nossa querida cidade de Pedra Preta RN
Nota do Blog:
A cidade de Pedra Preta, teve o seu desenvolvimento mais acelerado nas décadas de 40 e 50, quando foi desmembrada do município de Lajes do Cabugí. Na década de 40, foi instalada uma Usina de beneficiamento de Algodão pertencente ao grupo do Senador João Câmara. Neste período, o município era um grande produtor do famoso ouro branco e já era assistida pela Estrada de Ferro Sampaio Correia. Em 1948, era o gerente da Usina Severino Sérvulo de Medeiros. No mesmo ano, era o gerente da Usina São Joaquim em Fernando Pedroza,(também do grupo do Senador João Câmara) o sr. Genésio Cabral de Macedo que foi convidado pelo então governador eleito no RN, Dr. José Augusto, para ser o seu Secretário da Fazenda. Diante da competência e lealdade de Severino Sérvulo, João Câmara o convidou para assumir a Usina São Joaquim em Fernando Pedroza. É uma pena que o Senador João Câmara neste mesmo ano partiu para eternidade.
Pedra Preta hoje, é uma cidade encravada na região central do estado em pleno desenvolvimento. Possui uma agricultura familiar muito forte. O município também conta com várias Associações Rurais e Assentamentos Rurais, implantados pelo INCRA.
O município se recente do mau estado de conservação, das rodovias estaduais, principalmente a que liga Pedra Preta a Lajes do Cabugí(a principal) Pedra Preta a João Câmara e Pedra Preta a Jardim de Angicos. 
É sem dúvida uma cidade que possui uma história muito bonita.
A chegada do Trem e a inauguração da Usina de Algodão, impulsionaram o desenvolvimento do lugar.
Precisa urgentemente que alguém do lugar tome a iniciativa e escreva a história desta linda cidade e de seu povo ordeiro e trabalhador, para que não desapareça nos anais do tempo.
 

Nenhum comentário: