terça-feira, 30 de abril de 2019

Sumário de Touros Gir Leiteiro é lançado durante Expozebu

O 27º Sumário de Touros do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) foi lançado neste domingo durante a Expozebu. O Programa já testou um total de 444 touros desde 1993. O Sumário deste ano traz 33 touros provados pela primeira vez. O documento traz ainda a décima prova de pré-seleção da raça e a novidade é que, antes de entrar na pré-seleção, todos os touros foram escolhidos com base no genoma de cada indivíduo. “Essa é a primeira bateria de touros em que 100% dos animais foram selecionados com uso da genômica antes de entrar no teste de progênie”, diz o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, João Claudio do Carmo Panetto. Segundo ele, a genômica vem sendo aplicada desde 2016 no PNMGL, mas sua importância cresce a cada ano no Programa.
Ainda segundo Panetto, selecionar os touros que farão parte dos testes de progênie do programa de melhoramento pela avalição genômica, garante a superioridade genética dos animais que sairão provados daqui a alguns anos, tornando o programa mais eficiente. O pesquisador explica que neste ano foram genotipados 265 touros, com as amostras coletadas na fazenda. “Com base nos resultados da avaliação genômica, os criadores inscreveram 50 touros para a pré-seleção. Desses, 33 animais foram aprovados nas provas reprodutivas e 30 terão o sêmen distribuído nas fazendas do programa para serem provados pelo desempenho de suas filhas no teste de progênie”, diz o pesquisador.
Os testes de progênie são de grande importância para produtor na escolha do sêmen e no planejamento do melhoramento genético do rebanho. A avaliação da qualidade do touro é feita com as filhas mestiças e puras, nas condições de produção de leite de uma fazenda comercial. Os trabalhos de melhoramento da raça são o resultado de um arranjo institucional que já dura 34 anos, envolvendo Embrapa, Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
Gir Leiteiro e Guzerá – O lançamento do Sumário de Touros Gir Leiteiro ocorrereu às 10h do dia 28 de abril, no Salão Nobre da ABCZ, durante a Expozebu, em Uberaba-MG. No dia dois de maio, às 18h, no mesmo local, também ocorrerá o lançamento do Sumário de touros e matrizes Guzerá, do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite, que completa 25 anos. Na ocasião, serão homenageadas as personalidades que contribuem para o sucesso da raça.

Embrapa Gado de Leite 

Nenhum comentário: