sexta-feira, 26 de abril de 2019

Creep Feeding um nome sofisticado para qualificar alimentação de cordeiros no agreste e sertão nordestino

alimentação cordeirosImportante na criação de cordeiros, o creep feeding, também conhecido por alimentação privativa, é a utilização de cercados móveis, com altura aproximada de 80 centímetros e espaçamento entre ripas de 15 a 20 centímetros, para a suplementação alimentar de cordeiros em fase de aleitamento, com uso de rações de elevada qualidade, em locais onde suas mães não têm acesso.
Geralmente, as rações utilizadas no creep feeding são compostas por milho e farelo de soja, porém o farelo de soja é um concentrado considerado de alto custo na região Nordeste, o que pode inviabilizar economicamente o uso do creep feeding. Uma das formas de reduzir a quantidade de farelo de soja na ração dos cordeiros é substituí-lo por outro alimento de boa digestibilidade, com elevado teor de proteína. O feno de leguminosas arbóreas, tais como a gliricídia e a leucena, resistentes à seca e de elevado valor nutricional, é uma alternativa para reduzir o uso do farelo de soja no creep feeding.
Apesar de ser um alimento volumoso, o feno quando feito das folhas da gliricídia e da leucena apresenta qualidade nutricional extraordinária, possibilitando, quando oferecido junto com o milho moído, um bom desenvolvimento de animais jovens, principalmente de cordeiros nascidos em condições adversas, como os períodos de seca e de parto gemelar.
Para a pesquisadora Cristiane Otto Sá, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE) explica o que pode ser feito para reduzir os custos do creep feeding. “Primeiro, é preciso saber quando utilizar esta tecnologia, que causará maior impacto em situações onde não é possível alimentar ovelhas e cordeiros sem restrição. Segundo, o produtor deve substituir o farelo de soja por outros alimentos de boa qualidade, de preferência produzidos na propriedade, como o feno da gliricídia” .
A utilização do creep feeding durante a fase de aleitamento dos cordeiros, com rações compostas por ingredientes produzidos na propriedade, entre eles o milho e o feno da gliricídia e da leucena, reduz a dependência externa dos agricultores por insumos e oferece condições ambientais e nutricionais para os cordeiros se desenvolverem bem, apresentando bons ganhos de peso e chegando ao peso de abate precocemente.

Nenhum comentário: