segunda-feira, 22 de abril de 2019

Começou este mês um novo estudo para zoneamento agrícola do Nordeste

zoneamento agrícola no nordesteDesta vez os especialistas vão estudar a melhor forma e o melhor período para plantar caju, consórcio milho-braquiária, milho 1ª safra, feijão caupi e amendoim. O trabalho será desenvolvido pela Embrapa e Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. O resultado dos trabalhos resultarão nas portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o nordeste.
Durante os estudos os especialistas da Embrapa, juntamente com técnicos da SPA e de outras instituições, vão identificar sistemas e manejos menos vulneráveis a adversidades climáticas na região, além de aprimoramentos metodológicos para as culturas do Nordeste. Os primeiros resultados deverão estar prontos até novembro.
“Esses estudos possibilitam que novas regiões e culturas tenham zoneamento, com possibilidade de melhorar o acesso do produtor ao crédito e aos instrumentos de seguro e Proagro. Os agentes privados têm mais informações sobre os riscos das atividades e podem precificar melhor o crédito e os seguros rurais”, ressalta o diretor de Gestão de Risco do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Pedro Loyola.
O zoneamento agrícola, instrumento de política agrícola e gestão de riscos da agricultura, indica os tipos de solo aptos ao plantio, a época de semeadura e as cultivares recomendadas para cada município, a partir de uma metodologia validada pela Embrapa. O estudo é elaborado com o objetivo de atenuar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos.


Nenhum comentário: