segunda-feira, 29 de abril de 2019

Situação das Barragens

O governo do estado do RN, não deve e não pode, deixar de monitorar algumas barragens na região central do estado. Alguns deles necessitam urgentemente de reparos na sua estrutura. Vejamos:
Açude Vava II - continua com um volume armazenado de água, acima do normal.(município de Fernando Pedroza); uma barragem relativamente pequena, mas caso haja rompimento, despeja em outras barragens. Sua parede não merece muita confiança.
Sao Miguel II - Este açude desde que foi construído, nunca passou por um reparo. Possui uma capacidade de 8.500 (oito milhões e quinhentos mil metros cúbicos de água). O rompimento da parede deste reservatório, seria uma verdadeira catástrofe, para Angicos e Fernando Pedroza. Apesar da força tarefa estadual ter aumentado o escoamento do sangradouro, ele ainda acumula aproximadamente cinco milhões de metros cúbicos de água. Precisa urgente de reparos.
Sao Joaquim -pertence ao espolio do empresário Fernando Gomes Pedroza(in memoriam). Caso aconteça alguma avariação em São Miguel II, a água vai diretamente  para este reservatório, que não tem a minima condição de segurar uma grande quantidade de água.
Açude Novo Angicos  Localizado no rio pataxó, na cidade de Angicos, foi construído em 1981 pelo governador Lavoisier Maia, que tinha como prefeita de Angicos, Zélia Alves. Nunca foi feito reparos em sua estrutura. Recebeu neste período chuvoso, um grande volume de água. Apesar de possuir dois sangradouros, sua parede necessita urgentemente de reparos. Em caso de um desastre, leva grande parte da cidade de Angicos.
Açude de Pataxó - Localizado no município de Ipanguaçu, talvez seja o reservatório que expira maiores cuidados, devido a sua quantidade de água acumulada. Construído pelo DNOSC nos anos 40, nunca recebeu reparos nem tão pouco manutenção. Em caso de um desastre, a cidade de Ipanguaçu, seria muito prejudicada. Sua população está em alerta.
Precisa urgentemente o governo do estado, aproveitar a estiagem e iniciar esses reparos nestas barragens citadas. Diz, o ditado popular:  Quem avisa amigo é. Estas ações, minha gente, é para ontem.

Nenhum comentário: