quinta-feira, 25 de abril de 2019

São Miguel II

O nosso blog graças o desbravamento do nosso companheiro Val Costa acompanhou de perto durante toda a tarde de ontem (24) o desenrolar dos trabalhos da força tarefa montada pelo governo do estado junto as defesa civil nacional e as defesas civis municipais de Angicos, Fernando Pedrosa, Santana do Matos e Ipanguaçu com a finalidade de criar um meio de dar vazão a um volume considerável d’água para desafogar o açude São Miguel II  que segundo levantamentos dos engenheiros hídricos da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SEMARH) corre risco de rompimento em sua estrutura.
O nosso repórter Val Costa acompanhou de perto inicialmente a abertura de uma vala que serviria como via de escoamento da água do reservatório.
Logo em seguida uma fenda na lateral do reservatório foi aberta pelas máquinas pesadas por onde as águas começaram a escoar em primeiro com destino ao açude Novo Angicos (“Açude do Rio”) e posteriormente ao açude pataxó.
Em conversa com o Secretário Estadual de Recursos Hídricos José Marcos e com o Tenente Coronel Marcos  Carvalho comandante da Defesa Civil do RN, ambos foram unanimes em afirmar que os trabalhos estão sendo feitos com muita cautela por profissionais altamente qualificados para que não venha a causar nenhum tipo de transtorno as populações que estão no caminho das águas, no caso as cidades de Angicos e de Ipanguaçu.

A fenda aberta na lateral do açude terá um vazão d’água considerada leve e deve continuar na manhã desta quinta-feira, dia 25. Com a retirada desta quantidade de água por essa fenda alternativa o açude São Miguel II deixa de ter qualquer risco de rompimento de acordo com as autoridades responsáveis pela ação de intervenção no referido reservatório.
Postado por Rogério Magno


Nenhum comentário: