segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Pronera completa duas décadas em 2018 e fecha o ano com 20 novos cursos implantados


 
No ano de 2018, quando completou duas décadas de existência, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) celebrou a abertura de mais 20 cursos em todo o Brasil. Foram 2.240 novas vagas disponíveis ao público da reforma agrária, quilombolas, agricultores cadastrados na autarquia e beneficiários do crédito fundiário. Houve o empenho de R$ 17,1 milhões para os cursos, oficializadas por meio de termos de execução descentralizadas, de convênio e de fomento.
 
O programa é executado pelo Incra por meio de parcerias com instituições públicas de ensino, instituições comunitárias de ensino sem fins lucrativos, governos estaduais e municipais, além de movimentos sociais e sindicais de trabalhadores rurais. O objetivo é proporcionar ao público beneficiário acesso à educação, em todos os níveis e áreas de conhecimento.
 
Dentre os 20 novos cursos ofertados, dois destinam-se à educação de jovens e adultos, outros três ao ensino médio técnico-profissionalizante, dois em tecnologia, seis de nível superior e cinco de pós-graduação (especialização). Também foram abertos dois cursos de capacitação e formação continuada de professores da educação básica. A seleção de alunos de parte desses cursos ocorrerá em 2019.
 
“É com muita satisfação que findamos o ano com saldo positivo nas ações do Pronera. Graças ao empenho e dedicação de todos os envolvidos, superamos os entraves orçamentários e criamos novas vagas para o público beneficiário acessar, nas melhores instituições de ensino do país, oportunidades de aproximar o conhecimento científico até o campo promovendo o crescimento social e econômico das famílias. O programa é verdadeira política transformadora que nesses 20 anos tem feito a diferença”, considerou o coordenador-geral de Educação do Campo e Cidadania do Incra, Iradel Costa.
 
Segundo o coordenador, 415 alunos de turmas de anos anteriores se formaram em 2018, sendo 40 do ensino médio técnico-profissionalizante; 223 do ensino superior; 122 em pós-graduação (especialização); e 30 em pós-graduação (mestrado).
 
Além dos cursos criados, permaneceram funcionando aqueles já iniciados - um total de 3.741 estudantes, sendo 140 na educação de jovens e adultos; 617 no ensino médio técnico-profissionalizante; 1.357 no ensino superior; cem em pós-graduação (especialização) e 1.527 no Residência Agrária Jovem.
 
Mais oportunidades
 
Para 2019 está prevista a implantação de mais 20 cursos, desde educação de jovens e adultos e ensino médio técnico-profissionalizante até educação superior e pós-graduação (especialização). As oportunidades surgirão em 13 estados brasileiros, com 20 instituições parceiras, para atender 1.620 estudantes.
 
Até o momento, foram lançados três editais: Especialização em Geotecnologias Aplicadas ao Planejamento Ambiental e Desenvolvimento Territorial Rural, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), com 50 vagas; Agronomia, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com 50 vagas; e História, também na UFFS, com 50 vagas. As formações oferecidas pela Universidade Federal da Fronteira Sul serão no campus de Erechim, no Rio Grande do Sul.
 
Os outros 17 cursos somam 600 vagas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Metade delas para anos iniciais do ensino fundamental no Instituto Federal Fluminense (IFF), sediado em Campos dos Goytacazes, e as demais para anos finais do ensino fundamental, com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
 
No nível médio técnico-profissionalizante são 50 vagas para Administração de Cooperativas no Instituto de Educação e Pesquisa do Campo (IPE Campo) e outras 50 na UFFS; 240 vagas para Agropecuária no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), distribuídas em dois cursos nos campi de Caxias e Buriticupu. Também serão oferecidas 40 vagas no curso de Agropecuária no Instituto Federal do Amapá (Ifap).
 
A formação superior contemplará 60 alunos para Licenciatura em Geografia na Universidade de Pernambuco (UPE); 40 para Agronomia na Universidade Federal de Goiás (UFG); 40 para Agroecologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).
 
Haverá outras 50 vagas para Enfermagem na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); 40 para Tecnólogo em Agropecuária na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI); 50 para Agronomia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); e 60 vagas para Licenciatura em Geografia no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
 
Especialização
 
Na especialização serão 60 vagas para Gestão e Práticas em Educação do Campo na UPE; 50 em Educação do Campo na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar); 40 para Agroecossistemas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e 50 vagas em Economia e Desenvolvimento Agrário na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
 
Para se inscrever nos cursos realizados no âmbito do Pronera, acompanhe as publicações de editais no portal do Incra em www.incra.gov.br/educacao-pronera-editais.
 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra

Nenhum comentário: