quarta-feira, 23 de janeiro de 2019



PESQUISA
Cientistas estudam deficiências em caprinos
"Além de detectar deficiências minerais precoces, essa é uma boa ferramenta para orientar e ajustar a suplementação mineral"

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA) analisou o perfil mineral das cabras de cinco províncias argentinas e as relacionou com as principais doenças diagnosticadas. De acordo com os pesquisadores responsáveis, esta informação será usada para ajustar a suplementação nas diferentes regiões do país. 
Eles explicam que as cabras sofrem regularmente uma série de doenças causadas por deficiências minerais. Nesse cenário, um diagnóstico correto da condição, somado à análise do perfil mineral, servirá para ajustar a suplementação nas diferentes regiões do país e poderá também auxiliar em pesquisas para outros países. 
De acordo com Carlos Rossanigo, especialista em saúde animal INTA San Luis e um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo que foi realizado em cinco províncias da Argentina, o grupo conseguiu caracterizar o soro dos animais em sistemas de produção reais. "O perfil mineral dos animais é o resultado da relação entre solo, planta e animal", comenta ele. 
"Além de detectar deficiências minerais precoces, essa é uma boa ferramenta para orientar e ajustar a suplementação mineral em diferentes regiões caprinas do nosso país. Os sintomas para assistir pode se tornar confuso no diagnóstico e, consequentemente, desorientando quem tem essa tarefa”, indica. 
O estudo consistia em obter resultados serológicos de cálcio (Ca), magnésio (Mg), cobre (Cu) e zinco (Zn), isto é, o perfil mineral 5600 cabras pertencentes a 279 propriedades. "Era importante avançar nessa caracterização porque na Argentina não tínhamos valores de referência nacionais de animais em sistemas reais de produção", conclui.

Nenhum comentário: