terça-feira, 22 de janeiro de 2019


Mandioca

MANDIOCA/CEPEA: Oferta restrita impulsiona preços

Ritmo de colheita ficou aquém das expectativas para o período
     
Apesar da maior movimentação na semana passada frente às anteriores, houve baixa disponibilidade de raízes e parte dos agricultores se retraiu, segundo indicam pesquisadores do Cepea.
Assim, o ritmo de colheita ficou aquém das expectativas para o período, cenário que impulsionou as cotações da matéria-prima na maioria das regiões acompanhadas.
Entre 14 e 18 de janeiro, o preço médio nominal a prazo para a tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 356,01 (R$ 0,6192 por grama de amido, na tabela de renda 20), alta de 1,2% frente à média da semana anterior.

Nota do Blog: O estado da Paraíba, vem mantendo uma politica de desenvolvimento sustentável da Mandioca, a mais de cinco anos. O nosso RN querido, que já foi um grande produtor, hoje importa a mandioca da Paraíba e outros estados vizinhos, para as poucas industrias ainda existentes. 
Conversei outro dia com um produtor e vendedor de gomas frescas, aqui do RN, o mesmo me falou, que a demanda da goma cresceu muito e para manter a sua freguesia, esta adquirindo a matéria prima na Paraíba, pois no estado, não tem.   haja visto, os nossos maiores supermercados exibem vários tipos de goma fresca, para os clientes, o que não se via a anos atrás. Antigamente, só se comprava goma, nas feiras livres. Reflexo do crescimento do produto. Eita estado devagar!

Nenhum comentário: