segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Novas publicações da Embrapa Caprinos e Ovinos abordam nutrição, sanidade e desenvolvimento rural

Tecnologias e recomendações para nutrição e sanidade dos rebanhos de caprinos e ovinos e experiências em desenvolvimento rural são os temas das nove publicações que a Embrapa Caprinos e Ovinos disponibiliza para o público esta semana. Para ter acesso ao material, basta clicar no título de cada publicação, que está em azul.
O comunicado técnico Estrutura e composição químico-bromatológica do cultivar BRS Massai sob épocas de vedação e idades de utilização relata os resultados do estudo conduzido para avaliar a influência da época do diferimento e da idade de utilização do campim-massai nas condições de clima e solo do Nordeste brasileiro. Os pesquisadores concluíram que pode ser utilizado até 80 dias após o diferimento realizado no período de chuva, ainda que à época de transição o pasto diferido apresente menor valor nutritivo.
Dieta de alto concentrado para ovinos de corte: potencialidades e limitações traz uma alternativa de alimentação para o rebanho visando o aumento da produtividade do sistema, com subsídios para produtores e técnicos utilizarem uma dieta de alto concentrado para rebanhos de todas as regiões do Brasil. Outra alternativa para a alimentação de caprinos e ovinos é a consorciação de culturas para produção de silagem, o que vai garantir forragem de qualidade para a época seca. Esse é o tema da publicação Sistema de Integração Lavoura-Pecuária em condições de sequeiro: garantia de reserva de forragem de qualidade, em forma de silagem, para o semiárido, que aborda indicadores produtivos, plantio e tratos culturais de milho, milheto, sorgo e girassol consorciados com os capins massai e buffel, além de informações sobre valor nutritivo e características de fermentação da silagem feita com essas culturas em condições de sequeiro no Semiárido brasileiro. Traz, também, sugestões de formulações de dietas para diferentes categorias de ovinos.
Estratégia de controle da fase de vida livre de namatoides gastrintestinais de pequenos ruminantes no solo apresenta a tecnologia Econemat desenvolvida pela Embrapa Caprinos e Ovinos cujo foco está no manejo do solo para o controle integrado da verminose, considerando a sustentabilidade ambiental, viabilidade econômica e responsabilidade social do homem do campo. Com essa estratégia é possível reduzir o uso de vermífugos nos animais a pasto, contribuindo para a saúde dos animais, consumidores e ambiente. O comunicado técnico Adubos minerais para uso na Econemat aborda os insumos que podem ser usados ao adotar essa estratégia, com destaque para a ureia que se mostrou a mais promissora para testes em campo.
A publicação Conservação do antígeno utilizado no teste de imunodifusão em gel de ágar para diagnóstico de lentivirus caprino: efeitos de adição de conservante e de diferentes temperaturas relata o estudo feito para verificar a viabilidade do antígeno (Ag) para diagnóstico de lentivirus caprino por meio de teste de imunodifusão em gel de ágar (IDGA), em diferentes temperaturas, com e sem adição do conservante (PMSF).
Identificação e caracterização de recursos genéticos crioulos visando o fortalecimento da autonomia dos agricultores familiares do semiárido cearense traz os resultados de um estudo realizado com agricultores familiares do interior do Ceará sobre o uso e preservação de sementes crioulas de feijão e milho. Os pesquisadores concluíram que as práticas socioculturais dos agricultores no manejo dessas sementes contribuem para a autonomia das comunidades, em relação a recursos externos e à convivência com o semiárido.  Na mesma linha, Metodologia de pesquisa participativa em comunicação: experiência na comunidade Sítio Areias, em Sobral (CE) aborda as ações de comunicação para o desenvolvimento executadas de forma participativa com os moradores da comunidade Sítio Areias, em Sobral (CE). Os autores acreditam que a experiência pode servir como referência para outros projetos de desenvolvimento voltados ao fortalecimento da autonomia dos atores locais.
Finalmente, a publicação Custo de produção de ovinos da raça Morada Nova em sistema de produção extensivo no município de Morada Nova – CE traz uma análise dos custos de produção das unidades produtoras de ovinos em Morada Nova (CE).

Embrapa Caprinos e Ovinos

Nenhum comentário: