quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Cinco dicas para preservar queijos no verão

Conservação do alimento fresco é fundamental para manter qualidade por mais tempo


queijos (Foto: NY CC BY-SA 3.0/Creative Commons)
Com o calor intenso do verão, os queijos merecem atenção redobrada quanto à sua conservação e armazenamento. Caso não sejam guardados corretamente, podem sofrer perda de aroma, sabor, textura e até acelerar o processo de apodrecimento. Reunimos dicas da Barbosa & Marques, fabricante dos produtos Regina, para você cuidar melhor dos seus queijos. Confira:
1 O alimento deve ser mantido na geladeira para preservação. No momento do consumo, o ideal é que esteja em temperatura ambiente. Os queijos queijos mais macios e cremosos devem ser retirados apenas se o consumo for imediato. Já as variedades mais firmes e duras, caso a porção seja pequena, podem ficar até dois dias fora da refrigeração.
2 Quando tiver porções maiores, retire um pedaço do queijo e envolva-o em papel alumínio. Depois, coloque o na geladeira e, se for consumir, retire meia-hora antes da refeição.

3 Se ficarem fechados nas embalagens e mantidos nas temperaturas recomendadas, os queijos duram o tempo prescrito no rótulo. Depois de aberto, o produto terá uma nova validade, pois os microorganismos do ar interferem na qualidade e durabilidade do queijo.
4 Depois de aberto, o queijo pode ser guardado na embalagem original. Se preferir, coloque-o em um pote de plástico ou vidro com tampa! Essa dica vale para queijos inteiros, picados ou fatiados, mas lembre-se de consumi-los no tempo da validade.
5 Queijos frescos, como o Minas Frescal, não pode ficar na sua embalagem depois de aberto. O soro também deve ser descartado, e o alimento deve ser guardado em uma queijeira ou recipiente com tampa. Cada vez que for consumi-lo, jogue o soro fora. Depois da refeição, guarde o queijo imediatamente na geladeira para garantir seu frescor e sabor.

Nenhum comentário: